Bernardo Leite



Bernardo Leite

Sua formação como um renomado psicólogo especializado em Administração de Empresas é aliada a 20 anos de experiência em diversos segmentos empresariais em nível gerencial e diretivo.

Bernardo Leite Moreira é Sócio-Diretor da Bernardo Leite - Consultoria Empresarial e da RH Estratégia – Recrutamento e Seleção. Sua formação como um renomado psicólogo com Pós em Administração de Empresas é aliada a 20 anos de experiência em diversos segmentos empresariais em nível gerencial e diretivo. Tem formação em Psicologia com especialização em Comportamento Organizacional.

Sua atuação como especialista em comportamento organizacional compreende atividades de consultoria desde 1980 desenvolvendo trabalhos de Consultoria em Gestão, Desenvolvimento Organizacional e de Lideranças, Planejamento Estratégico e ações de Coaching Personalizado a Executivos. É palestrante com intensa atividade e alta receptividade de mercado.

O trabalho de Bernardo Leite Moreira é conhecido através de publicações, estudos e artigos nos principais canais de comunicação nacionais, como a Revista Exame, jornal Profissional e Negócios da Central de Negócios, entre outras, contando com mais de duas dezenas de sites especializados. Há mais de cinco anos é um dos articulistas mais lidos do portal.

No campo acadêmico, possui uma larga experiência, que inclui Faculdades Senador Flaquer, Faculdades Objetivo, Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU e Faculdades Costa Braga, em nível de pós-graduação. Atualmente é professor de Pós-Graduação da Faculdade Brasileira de Recursos Humanos (Instituto Hoyler), e do M.B.A. (Master Business Administration) do Instituto Mauá de Tecnologia - Centro de Educação Continuada de Engenharia e Administração – CECEA, nas atividades de Planejamento Estratégico Empresarial e Desenvolvimento e Formação de Empreendedores. Análise de "business plan" e do foco de Marketing dos negócios. É professor convidado da FGV-SP – GVPEC.

Bernardo Leite Moreira é, também, autor do livro "Ciclo de Vida das Empresas", que enfoca o comportamento organizacional sob o prisma do empreendedor e do corpo de funcionários em cada estágio de evolução das organizações. O livro também apresenta uma metodologia de implantação da Cadeia de Clientes e Fornecedores Internos ("customer-supplier chain").

A experiência de Bernardo Leite Moreira é intensamente divulgada como palestrante (reconhecido como um dos palestrantes que melhor reúne conteúdo e técnica de apresentação) e articulista na área de gestão e estratégia com vários artigos e estudos publicados. É Diretor Editorial e apresentador do Programa de TV – Profissional & Negócios (programa semanal de entrevistas com empresários e executivos).

Foi Presidente da AAPSA – Associação Paulista de Gestores de Pessoas – Gestão 2003 – 2005 e, atualmente, após comandar a área de MARKETING e COMUNICAÇÃO por 4 anos, é o Vice Presidente do Conselho Deliberativo da Associação para a gestão 2007 - 2009.

Atua, também, fortemente na área de empreendedorismo e é Diretor Geral do Instituto de Desenvolvimento de Empreendedorismo e Inovação Aplicada

Suas palestras são sempre adaptadas ao público e ás necessidades das Organizações Clientes.

Temas de Palestra:

- Comunicação e Feedback:

Costumo afirmar que, no mínimo, 100% das empresas têm problemas de comunicação. E não vai nenhum exagero na afirmação. Peter Drucker afirmava que “mais de 60% dos problemas administrativos nas empresas é decorrente de falhas na comunicação”. Mas é na Gestão de Pessoas que a Comunicação e o Feedback assumem importância superlativa.

Programa da Palestra:

- A importância da “nova liderança” e o novo perfil do profissional nas empresas
- O real significado da comunicação e sua importância na liderança
- O que é feedback e qual o seu papel
- Porque é difícil / a força das resistências psicológicas naturais
- Como deve ser a ação motivacional por meio da comunicação e feedback
- Venha descobrir porque “Não há desenvolvimento sem o feedback”
- E a “Técnica da pergunta no Feedback”.

- A Prática do Feedback:

Feedback é a ferramenta de gestão que possibilita o desenvolvimento profissional. Nesse sentido é determinante para a boa gestão. É, também, procedimento essencial no contato com clientes e com o público em geral.

Programa da palestra:

- Porque temos que trabalhar com o feedback?
- Porque é difícil praticar o feedback. Tanto para quem dá o feedback como para quem recebe.
- Como vencer os “bloqueios” no feedback.
- Porque as pessoas sempre tem resistências.
- O feedback no dia a dia.

- Empreededorismo Coorporativo:

Desenvolver nossa competência empreendedora, assumir riscos, ter a mudança como desafio são atitudes chaves para o sucesso profissional e empresarial.

Nesta palestra será apresentada uma visão geral do empreendedorismo, destacando-se as atitudes e comportamentos do empreendedor corporativo na sua missão de realizar dentro da empresa. Objetivamos estimular e motivar os participantes a encontrar caminhos que possam desenvolver suas competências para a criatividade e inovação. Se pudesse sintetizar o conceito de empreendedor diria que é “o profissional que faz”. Esse é o valor diferencial dos profissionais que desenvolvem um perfil empreendedor. Todas as empresas precisam desse perfil profissional. O potencial está presente, precisamos desenvolve-lo.

Programa da Palestra:

- Conceitos sobre empreendedorismo e empreendedor;
- O empreendedor corporativo e suas principais características;
- A sobrevivência e o sucesso do empreendedor coorporativo na moderna organização;
- A carreira e seus desdobramentos
- Os diferentes perfis
- Fatores indispensáveis no desenvolvimento da carreira
- O empreendedorismo pode ser adquirido, ensinado e aprendido?
- Perfil do Empreendedor
- Cuidados na administração dos empreendedores na empresa.

- O Relacionamento interpessoal move Montanhas:

Relacionamento Interpessoal é fator chave para resultados sustentáveis. Neste curso você perceberá que, além de permitir um melhor clima organizacional, com maior colaboração mútua, um adequado relacionamento interpessoal facilita soluções e reduz desgastes e despesas desnecessárias.

Programa da Palestra:

- Porque Relacionamento Interpessoal importa para os negócios?
- Porque existem conflitos dentro das organizações
- Algumas razões para dificuldades de relacionamento.
- Alguns “antídotos” para problemas de relacionamento interpessoal
- A importância da “percepção” na relação com os outros e com a empresa.
- A tríade: Autoconhecimento / Feedback / Relacionamento – a fórmula para o Sucesso!

- O Trio Magico da Gestão de Pessoas:

Liderança faz toda a diferença nos negócios e, mesmo que alguns tenham mais aptidão que outros, esta é uma competência que pode ser desenvolvida.

Programa da Palestra:

- A “nova liderança”
- O perfil dos novos profissionais
- Líderes podem ser desenvolvidos
- O trio mágico;
- A liderança e suas características de ação
- A motivação e sua relação com o exercício da liderança
- A comunicação como ferramenta essencial da liderança
- Um plano de ação de desenvolvimento da liderança

 

AT 10-09