Ciro Bondesan dos Santos



Ciro Bondesan dos Santos

Formado em Engenharia Industrial Metalúrgica, na Universidade Federal Fluminense, em Volta Redonda 1964, graduou-se em Economia na Univap em São José dos Campos. Trabalhou no desenvolvimento do avião Bandeirante de 1967 até 1970, sendo posteriormente o nono empregado registrado na EMBRAER, onde foi chefe da Nacionalização desta empresa

Formado em Engenharia Industrial Metalúrgica, na Universidade Federal, Autor do Livro entre o Século XXI. Graduou-se em Economia na Univap em São José dos Campos. 

Trabalhou no desenvolvimento do avião Bandeirante de 1967 até 1970, sendo posteriormente o nono empregado registrado na EMBRAER, onde foi chefe da Nacionalização desta empresa. Saiu da EMBRAER em 1978, tornando-se empresário no ramo de instrumentos musicais e no setor automobilístico.

Durante este tempo foi presidente de Rotary Club em sua cidade, Chefe da delegação de intercâmbio às Filipinas pela Fundação Rotaria em 1991. Escreveu inúmeros artigos no Jornal Regional Ö Vale-paraibano sobre problemas sociais, políticos e econômicos da região. Radialista durante anos, onde atuou como comentarista econômico e político das Rádios Piratininga e Metropolitana nos Jornais Falados matinais. Exerceu o cargo de tecnologista pleno no Instituto de Fomento Industrial do Comando Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA) onde se aposentou em 4 de julho de 2010.

Assim, Ciro alem de pioneiro da EMBRAER dedicou grande parte se sua vida profissional a Indústria Aeronáutica Brasileira também na consolidação do CLUSTER AEROESPACIAL BRASILEIRO. Pianista, acordeonista e tecladista sem nunca ter estudado musica, é autodidata,e, mesmo sem muita técnica , consegue agradar a quem o ouve tocar as musicas cantadas por sua mãe e tio, bem como Bossa Nova, Rocks, etc.

Atualmente além de Palestrante, é consultor em Projetos de OFFSET (Transferência de Tecnologia e compensação comercial e industrial em projetos de tecnologia avançada)

Sobre as Palestras: 

Apresenta grande conhecimento sobre a Industria 4.0. Lançou recentemente um livro que é considerado uma Cartilha de Tecnologia, já sendo objeto de grupos de trabalho em Faculdades.

Mostra que a alta tecnologia (não é só TI), pois as empresas que tiveram a noção dos dias de hoje há 50 anos atrás são multinacionais (EMBRAER, NATURA e AMBEEV) com precisão, define tecnologias e as classifica o empreendedorismo e como aplicá-lo.

Mostra o século XXI, como século dos artefatos e aeronaves espaciais, o século XX como do automóvel, o século XIX das ferrovias e os anteriores das Grandes navegações. Assim não fico nas mesmices dos atuais palestrantes, mas mostro com números e gráficos como funcionam as nações , estados e cidades.

Temas de Palestra: 

- Agricultura e Economia
- Progresso Tecnológico
- Crescimento Econômico
- Empreendedorismo e Empreendedorismo de estado. Embraer, origem, implantação e evolução através dos tempos ( mais de 40 anos)
- A Ideia-Estado Maior da Aeronáutica-Requerimentos básicos
- Como construir os protótipos?
- Max Holste- Ozires Silva- Ozilio Carlos da Silva- Brigadeiro Paulo Victor.
- Como decorreu o período 64-70-1º vôo-19/10/68
- 4 protótipos
- Constituição da Embraer
- Primeiras encomendas
- OFF SET Air Machi- Embraer- linha de montagem
- Bandeirante- avião agrícola Ipanema- Tucano
- Projeto PIPER- Brasília- Xingu-
- Projeto AMX
- Família ERJ 145-
- Família EMB- 170/190
- Competitividade
- Case de Sucesso
- Empreendedorismo
- Indústria 4.0
- Qualidade de Serviços
- Tecnologia

AT 12-09