Ana Carla Fonseca Reis

São Paulo/SP


Ana Carla Fonseca Reis

Administradora Pública pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo; Economista e Mestre com distinção e louvor em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo; com MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral e Doutora em Urbanismo pela Universidade de São Paulo (primeira tese brasileira sobre Cidades Criativas).

Administradora Pública e Professora pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo, Universidade Candido Mendes do Rio de Janeiro, Universidad Nacional de Córdoba (Argentina), Universidad Rey Juan Carlos (Espanha). Economista e Mestre com distinção e louvor em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo. MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral e Doutora em Urbanismo pela Universidade de São Paulo (primeira tese brasileira sobre Cidades Criativas). Gerenciou, dirigiu e liderou projetos regionais e globais de multinacionais por 15 anos, nas áreas de marketing e gestão do conhecimento, com base na América Latina, em Londres e Milão.

Colunista da Revista Canal RH e membro da Associação Internacional de Economia da Cultura (ACEI), do Laboratório Iberoamericano para Pesquisa e Inovação em Cultura e Desenvolvimento, do Corpo Mundial de Peritos em Políticas Públicas da UNESCO, da rede de Repensadores, do Conselho Editorial da Revista Página 22, dos Conselhos Consultivos da Virada Sustentável, da New Ventures Brasil e da Creative Industries Development Agency (Inglaterra).

Assessora para a ONU (PNUD, UNESCO e UNCTAD) e curadora de congressos internacionais, é consultora em economia criativa, cidades criativas e estratégia de inovação para empresas, órgãos públicos e instituições de diferentes regiões e países.

Concebeu, organizou e coeditou as antologias digitais globais Economia Criativa como Estratégia de Desenvolvimento (2008, trilingue, que alcançou 40 mil downloads em cinco meses), Creative City Perspectives (2009, congregando 18 autores de 13 países, editado em português em 2011) e Cidades Criativas, Soluções Inventivas – o papel da Copa, das Olimpíadas e dos museus internacionais (2010).

Foi consultora para a América Latina e o Caribe para o Creative Economy Report 2008, primeiro relatório global sobre o tema (atualmente integrando a equipe de peritos da edição) e participou de relatórios e reuniões internacionais da ONU em países das Américas, África, Ásia e Europa.

É conferencista internacional em cinco línguas, tendo palestrado em todos os estados brasileiros e em 25 países: Argentina, Chile, China, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, Estônia, França, Holanda, Índia, Inglaterra, Itália, Jamaica, Jordânia, Letônia, Marrocos, México, Peru, Portugal, Ruanda, Rússia, Suíça, Taiwan, Uruguai.

Atualmente é sócia-diretora de uma empresa de economia, cultura & desenvolvimento desde 2003, empresa pioneira em economia da cultura, economia criativa, cidades criativas e desenvolvimento.

Autora dos Livros:

- Cidades Criativas 
- Marketing Cultural e Financiamento da Cultura
- Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentavel 
- Fundamentos de Admnistração

Temas de Palestras Presenciais e Online:

- Economia Criativa – convertendo criatividade em potencial de negócios
- Economia Criativa e Design – expandindo olhares”
- O Desafio e a Importancia de Inovar
- Polos Audiovisuais
- O Futuro das cidades
- Museus e Inovação 
- Criatividade e Regeneração Urbana
- Turismo e Economia Criativa
- Modelos de Financiamento de Empreendimentos Criativos
- Cultura e Economia Criativa
- Economia Criativa
- Economia Criativa e Oportunidades de Negócios
- Economia Criativa e Cidades Criativas
- Arte, Ludicidade e Inspiração Criativa
- Treinamento e Desenvolvimento
- Criatividade e Inovação
- Cultura
- Economia Cenário Nacional e Internacional
- Economia Criativa
- Gestão
- Gestão de Pessoas
- Gestão Pública
- Hotelaria / Turismo
- Inovação em Marketing
- Liderança
- Marketing / Comunicação
- Mentoring
- Planejamento e Estratégia
- Sustentabilidade / Meio Ambiente
- Coaching

AT 09-09