Renan Dal Zotto, conhecido como Renan é um ex-jogador e atual técnico da Seleção Brasileira de voleibol, substituindo Bernardinho. Como atleta foi um dos maiores nomes do esporte nas décadas de 1980 e 1990, alcançando sucesso absoluto em quadras defendendo a Seleção Brasileira e clubes nacionais e italianos. Foi eleito para o Hall da Fama do Voleibol em 2015.
Renan foi Diretor de Seleções de quadra da Confederação Brasileira de Voleibol, cargo que ocupou até os Jogos Olímpicos do Rio. É sócio da empresa de Planejamento Financeiro e ministra palestras no Brasil e no exterior.
Fez parte da "geração de prata" do voleibol brasileiro junto com Montanaro, William, Bernard, Bernardinho, Carlão e outros. Representou o Brasil em Olimpíadas, Jogos Pan-americanos, Jogos da Amizade, Mundiais, Mundialistos e Sul-americanos. Já atuou como técnico e comentarista de televisão.
Em 1988 participou de sua última Olimpíada como atleta, em Seul, ficando em quarto lugar. No mesmo ano transferiu-se para a Itália, onde encerrou sua carreira em 1993. Nos cinco anos de Itália conquistou dois títulos nacionais, duas Copas Itália, três títulos europeus e um Mundial de Clubes. Em 1993, começou sua carreira de técnico comandando a equipe do Palmeiras/Parmalat. Nesta temporada conquistou o vice-campeonato na Superliga Nacional e foi vice-campeão paulista.
No dia 11 de janeiro de 2017 foi anunciado como novo técnico da Seleção Brasileira de Voleibol Masculino, substituindo o multicampeão Bernandinho.
Títulos como jogador:
- Prata no Pan-americano de Indianápolis 1987
- Prata nas Olimpíadas de Los Angeles 1984
- Ouro no Pan-americano de Caracas 1983
- Prata no Campeonato Mundial de Voleibol em Buenos Aires 1982
- Prata no Pan-americano de San Juan 1979
Títulos como Treinador:
- Campeão da Copa dos Campeões de Voleibol 2017
- Campeão do Campeonato Sul-Americano de Voleibol Masculino 2017
- Vice-campeão da Liga Mundial de Vôlei 2017
- Vice-campeão da Copa Panamericana de Voleibol 2018
- Vice-campeão do Campeonato Mundial de Voleibol Masculino 2018
- Campeão da Supercoppa Italiana 2007
- Campeão Superliga Masculina 2006
- Campeão do Grand Prix de Vôlei 2005
- Campeão Carioca / Campeão Mineiro 1998
- Campeão da Copa Sul 1997
- Campeão do Sul-americano de Clubes 1996
- 3° Lugar no Campeonato Paulista 1994
- Vice-Campeão da Superliga Nacional 1993
Temas de Palestra :
Ousadia, a Magia dos Riscos Calculados:
Usando como exemplo seus desafios à frente da seleção brasileira, Renan fala sobre Planejamento, Estratégias, Liderança, Inovação, Ousadia e Sonhos. Aborda a relação entre derrotas e vitórias, realizações e frustrações e a importância de mecanismos motivacionais.
O objetivo é sabermos superar os momentos difíceis e termos resiliência para construir nosso plano de ação em busca dos nossos sonhos.
Ninguém é Campeão por acaso:
A partir da sua vivência de atleta, gestor, treinador e empresário, Renan faz analogias entre os grandes cases do esporte com o mundo corporativo.
Destaca a importância de se conhecer profundamente nosso propósito e sermos sempre fiéis aos nossos princípos e valores.
Aborda temas importantes como: Trabalho em Equipe, Comprometimento, Disciplina, Capacitação e as Tomadas de Decisões.
Outros temas de Palestra:
- Superação de Desafios / Mudanças
- Competitividade
- Equipe de alta performance
- Esportes
- Esportes - Tecnico / Treinador
- Esportes - Volei
- Liderança
- Motivação
- Trabalho em Equipe / Disciplina
- Planejamento e Estratégia
- Treinamento e Desenvolvimento