Em 2000, Pauê sofreu um grave acidente de trem e perdeu suas duas pernas. Isso o colocou numa situação de optar entre "morrer" ou enfrentar as duras barreiras da vida e superar esses limites. A partir do encorajamento dos médicos que o socorreram, ele descobriu que poderia virar o jogo em curto espaço de tempo.
Hoje, com 38 anos, é o único surfista biamputado do mundo e campeão mundial de triathlon (natação, ciclismo e corrida). Graduado em Fisioterapia, coleciona títulos no esporte, foi escolhido como atleta do ano "Faz a Diferença" pelo Jornal O Globo, na categoria Educação (Inclusão Social através do esporte e palestras empresariais).
Autor de livro e biografado em documentário, sua história de vida inspira milhares de pessoas. Já realizou mais de 2.000 palestras no mercado empresarial. Em suas palestras, Pauê relata sua história com muita propriedade, fazendo uma correlação com o dia-a-dia das pessoas, levando mensagens de otimismo, motivação, adaptação, determinação, coragem, gerenciamento de dificudades e superação.