Ana Paula Oliveira

Perdizes/SP


Ana Paula Oliveira

Realiza inúmeros eventos como Mestre de Cerimônias, com sua desenvoltura e simpatia é uma excelente indicação para participar de eventos corporativos.

Jornalista e técnica em administração, Ana Paula é assistente de arbitragem de futebol há desde 1999. Com esse perfil, Ana Paula bem que poderia concorrer ao posto de miss. Mas a jovem paulistana, criada em Sumaré, preferiu controlar as escapadas irregulares de 22 marmanjos.

A assistente de arbitragem Ana Paula Oliveira, como prefere ser chamada, foi o grande destaque na vitória do Corinthians diante do São Paulo, por 3 a 2, na grande final do Campeonato Paulista de 2003.

Roubando a cena dos marmanjos, ela teve uma atuação sublime e foi muito elogiada. "Fico contente, pois o erro é imperdoável na nossa profissão", disse a "bandeirinha". Ana Paula se sobressai pelos sentidos aguçados. Ela não se limita à visão para tomar suas decisões. A capacidade de escutar o som provocado pelo chute na bola, no momento do passe, permite-lhe concentrar sua atenção nos jogadores da frente, que recebem o lançamento. "Como consigo usar bem a audição, normalmente não me preocupo em olhar de onde a bola está partindo", conta ela.

Sua paixão pela profissão começou aos 14 anos de idade, quando acompanhava o pai, árbitro amador, em alguns torneios na região de Hortolândia, cidade da região metropolitana de Campinas. A jovem Ana Paula auxiliava o pai como mesária, anotando as ocorrências e os cartões na súmula. "Quatro anos depois os jogadores pediam para que eu auxiliasse meu pai. Foi uma brincadeira que acabou dando certo", lembrou a Ana, que sonhava em se tornar uma jogadora de vôlei.

Ana Paula começou sua carreira como profissional em 1998, se filiando ao quadro de arbitragem da Federação Paulista de Futebol (FPF).

Em 2001, fazia seu trabalho de estréia no Campeonato Paulista da Série A-1, na partida entre Palmeiras x Internacional de Limeira. No mesmo ano, estreou em torneios nacionais - no Campeonato Brasileiro da Série C, na partida entre Santo André x Madureira e no Campeonato Brasileiro da Série A, no jogo entre Corinthians x Guarani.

De lá pra cá vinha atuando em jogos importantes e foi no dia 23/03/2003 que Ana Paula conheceu o clima de uma final de Paulistão - algo inédito para uma mulher brasileira. 

Bem humorada, Ana Paula, que já atuou em diversos jogos do Campeonato Brasileiro da Série A, fica séria quando o assunto é jogo internacional. Ela, que fez alguns jogos pela Copa Libertadores 2005, avisa que já traçou seus planos. "Sei que é difícil mas tenho convicção que ainda irei trabalhar numa Copa do Mundo". Esse seu desejo só irá se realizar depois que a morena retornar a FIFA, já que não novidade pra ninguém depois que posou nua sua carreira na arbitragem se complicou um pouquinho. Mas Ana é guerreira, voltará e conquistará seu espaço novamente. Não só como árbitra, mas também como jornalista e apresentadora.

Em 2009, participou do reality show A Fazenda 2, da Rede Record. Após sair do programa, passou a ser repórter do programa Esporte Fantástico e integra o time de comentaristas esportivos da Rede Record, comentando partidas de futebol.

Em 2011, voltou para a quarta edição do reality show A Fazenda, onde disputou com Franciely Freduzeski e Monique Evans a chance de retornar ao programa, perdendo a vaga para Monique.

Em 2012, passou a integrar o programa esportivo Alterosa no Ataque da TV Alterosa, afiliada do SBT em Minas Gerais, ao lado de Jaeci Carvalho e do ex-craque e deputado estadual Marques. Ao final daquele ano, foi convidada pelo goleiro Marcos, para apitar o seu jogo de despedida do futebol.

Em 2014, voltou às atividades técnicas da arbitragem, ocupando inicialmente as funções de diretora secretária da Escola Nacional de Arbitragem de Futebol (ENAF).

Atualmente, ocupa as funções de coordenação na mesma instituição da CBF, fazendo o papel de instrutora de árbitros.

Sobre as Palestras:

Ana Paula Oliveira é conhecida pela competência e força de vontade na luta pelo alcance dos seus objetivos.

Toda a força, dedicação, suor, lágrimas, pressões e cobranças por melhores resultados, além de outros tantos desafios comuns ao esporte de alto rendimento, foram transformados em um conjunto de informações estimulantes e vencedoras, as quais compartilhadas através de palestras dinâmicas influenciam executivos de grandes empresas e pessoas na tomada de decisão e na busca pela excelência.

“Você está preparado para a decisão?”. É nessa frase que são baseados as palestras de Ana, com conteúdo dinâmico, dados estatísticos e atualidades, aborda assuntos como trabalho sob pressão e a necessidade de se ter equilíbrio e atitude para atingir metas e conquistar objetivos a curto, médio e longo prazo.

Temas das Palestras:

- Esportes - Futebol 
- Esportes - Arbitro
- Liderança
- Motivação
- Competitividade 
- Resultados
- Trabalho em Equipe / Disciplina
- Qualidade de Vida
- Superação de Desafios / Mudanças
- Treinamento e Desenvolvimento

Tipos de Trabalho: 

- Presença VIP 
- Moderador de Debates
- Apresentadores

AT 01-20