Marcelo Karam

Curitiba/PR


Marcelo Karam

atividade principal é criar ambientes de aprendizagem interativos de máximo rendimento por meio de palestras e programas de treinamento vivencial para o desenvolvimento de pessoas e organizações.

Marcelo Karam, estuda, planeja, avalia e desenvolve seus programas, buscando soluçoes inteligentes e efetivas no processo de desenvolvimento das pessoas.

Utilizando metodologias inovadoras em aprendizagem e gestão do conhecimento, participamos desde a elaboração do conteúdo até a organização e execução do evento.

Os programas são construídos em cenários variados, utilizando ambientes naturais, salas de treinamento, auditórios ou em grandes espaços cobertos. Nestes cenários de aprendizagem, os participantes atuam efetivamente, experimentando na prática novos desafios, dentro dos mais rigorosos padrões de qualidade, mínimo impacto ambiental e segurança.

São programas envolvendo as áreas de gestão de pessoas, marketing de relacionamento, vendas, qualidade e produtividade, saúde e qualidade de vida, educação e esportes.

- Mestrado em Tecnologia Educacional – UFSC/ 2002
- Especialização em Treinamento Desportivo – UNOPAR/1997
- Especialização em Marketing - FAE/CDE/ 1984
- Graduação em Administração de Empresas – FESP/1983
- Formação em Coordenação de Dinâmica de Grupos pela Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupo –SBDG/1998
- Formação em Análise Transacional Módulo 101 Organizacional
- Formação em Coaching & Mentoring pelo Institutho dy Crescere Personas em parceria com Tactical e ILM – Institute of Leadership and Management da Inglaterra (em curso).
- Curso de Extensão em Promoção de Saúde e Qualidade de Vida - American University -EUA/ 1998
- Docente da UNIFAE Business School /PR– Pós-Graduação nos cursos Desenvolvimento Gerencial e Gestão Estratégica de Pessoas desde 1997
- Docente da FAE Business School no Curso de Administração Integral – Management Experience Program (MEP) com a disciplina Práticas de Liderança e Team Building
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Docente da SUSTENTARE Escola de Negócios/SC – Pós Graduação e MBA com as disciplinas Maestria Pessoal, Comportamento Organizacional e Equipes de Alta

Consultor em Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida

Há mais de 37 anos atua no esporte como atleta e preparador de equipes nacionais. Nos últimos anos tem atuado com Programas de Desenvolvimento de Equipes e Motivação para várias equipes Esportivas como a Seleção Brasileira de Remo, Seleção Brasileira de Canoagem, Seleção Brasileira de Ciclismo, Equipe AMIL de Tênis, Coritiba Futebol Clube e atletas como Antonio Carlos Prieto tenista profissional, Emanuel

Fernando Scheffer Rego vôlei de praia, Fabiana Beltrame Campeã Mundial de Remo em 2011 e classificada para as Olimpíadas de Londres 2012 entre outros.

Palestrante e Conferencista em todo o Brasil falando para mais de 100.000 mil pessoas em Congressos, Seminários e Convenções.

Tema de Palestra

- O desafio de fazermais, melhor e diferente o que já fazemos tão bem - excelência, competitividade e alta performance

Importante: Tão logo a proposta seja aprovada, faremos o levantamento de informações e dados para a versão definitiva dos conteúdos da palestra.

Cenário para a palestra motivacional - No esporte como na vida.

O esporte cada vez mais tem sido usado como cenário para que as organizações e as pessoas possam se espelhar nos exemplos de sucesso, aprendendo com os atletas e com as equipes de alta performance como desenvolver competências e habilidades que fazem delas equipes vencedoras.

 Metodologia

A palestra será ministrada por meio de uma contextualização interativa que utiliza recursos audiovisuais e trechos de filmes com objetivo de uma maior participação e aprendizagem dos participantes.

Duração: 120 min

Palestras Organizacionais

Educação Vivencial

É uma visão geral das oportunidades que podemos oferecer para contribuir com o esforço de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas e Organizações na melhoria de seus resultados.

Os programas são especialmente desenvolvidos para apresentar soluções eficazes a partir do briefing do cliente, adequadas às condições disponíveis de tempo, local e recursos técnicos. Os conteúdos programáticos apresentam uma estrutura básica de conceitos baseada nas necessidades dos participantes, sempre permeados de exemplos práticos, vivências e experiências concretas, evidenciando pontos previamente levantados no briefing.

Forma de Atuação

Etapa I - Personalização do Programa
Levantamento de necessidades, expectativas, objetivos e resultados esperados.
Etapa II – Programa de Educação Vivencial
Realização das atividades indoor ou outdoor
Etapa III – Processamento Geral
Elaboração cognitiva das atividades e síntese das aprendizagens; proposta de ações de melhoria elaboradas pelo grupo; avaliação geral do programa.

Ciclo de Aprendizagem Vivencial

As atividades com abordagem teórico-vivencial têm como foco central facilitar às pessoas se manifestarem através da ação. Durante a experiência o participante verifica seu grau de adequação, sentindo-se confiante e estimulado a experimentar novas respostas às situações e despertando para atitudes pessoais e interpessoais importantes para o trabalho em equipe na obtenção de resultados.

Os Programas de Educação Vivencial podem abordar alguns temas em variados graus de aprofundamento:
- Trabalho em equipe;
- Comunicação;
- Liderança;
- Planejamento estratégico;
- Definição de objetivos e metas;
- Processo decisório;
- Administração de conflitos;
- Administração do estresse;
- Adaptação a mudanças;
- Motivação.

Palestras Educacionais

Capacitação de Professores

O professor é um agente de mudança, que antes de tudo precisa se transformar, aprimorando seu autoconhecimento e autopercepção, adquirindo novas competências que favoreçam o uso de novas tecnologias educacionais em busca da melhoria da relação com os alunos, oportunizando assim um ambiente de aprendizagem saudável e fértil, de prática significativa e contextualizada com a realidade deste aluno.

Programa de Desenvolvimento de Competências

O objetivo é oportunizar o desenvolvimento de competências pessoais e interpessoais para o exercício do novo papel do educador. Fornecer subsídios teórico-vivenciais que instrumentalizem o professor/educador como facilitador de trabalhos com grupos na construção do conhecimento.

Metodologia

O programa se desenvolverá em encontros periódicos com os grupos através de uma abordagem teórico-vivencial utilizando: dinâmicas de grupo, simulações, estudo de casos e discussão em grupo, análise crítica e interpretação de textos e vídeos.

Alguns conteúdos trabalhados:

Auto e Hetero Percepção;
A personalidade humana e suas estruturas;
Como atuam e funcionam os estados de ego;
Crenças e Valores Pessoais;
Conceitos e Preconceitos;
Auto-estima e Motivação;
A dinâmica do relacionamento interpessoal;
Mudança de atitude - riscos e oportunidades;
Processo de comunicação eficaz;
Feedback – uma ferramenta de autodesenvolvimento;
Tomada de Decisão e Administração de Conflitos;
Aprendendo a conviver com as diferenças;
Análise de funcionamento do grupo e suas implicações em sala de aula.

Palestras Esportivas

Atletas e Equipes de Competição de Alta Performance

Não basta apenas o atleta ter talento, conhecimento técnico, uma ótima preparação física e tática, dispor de todos os equipamentos e toda a infra-estrutura necessária, receber cuidados nutricionais e fisiológicos, se elas esbarram em obstáculos e resistências que ficam subjacentes a compreensão e percepção do atleta como as suas crenças e sua auto imagem, impedindo-o de alcançar os efetivos resultados esperados.

Já para uma Equipe de Competição ter sucesso depende da participação de cada membro de sua equipe, seja ele participante ativo, de apoio, estratégico ou administrativo.

Os processos grupais decorrem de relações, interações e de trocas entre as pessoas. Os sentimentos que ligam as pessoas não são estáticos.

Situações e acontecimentos externos e internos modificam a dimensão afetiva intrapessoal, interpessoal e a coletiva.

A idéia do objetivo comum como característica própria do grupo é uma confortável ilusão de dirigentes e técnicos.

Cada grupo abriga muitos objetivos individuais, nem sempre revelados e conciliáveis. Quando a integração é insatisfatória ela tende a agravar-se e a tornar cada vez mais difícil à convergência de esforços e a colaboração real para o objetivo comum.

Portanto, para uma equipe ter sucesso é imprescindível ela desenvolver suas habilidades e competências comportamentais.

Objetivos

Oportunizar atividades que promovam o desenvolvimento de competências e habilidades pessoais e grupal, que favoreçam na obtenção de resultados de sucesso.

Promover a integração e o fortalecimento do grupo.

Promover o estabelecimento de um objetivo comum, do trabalho em equipe e de um processo contínuo de avaliação de resultados.

Oportunizar momentos de motivação, promovendo a mobilização e o comprometimento do grupo na busca de resultados de sucesso.

Metodologia

O trabalho é desenvolvido ao longo da fase de preparação e de competição, conforme a programação da comissão técnica.

As estratégias a serem utilizadas são: entrevistas individuais, dinâmicas de grupo, simulações, discussão em grupo, análise de vídeos, contextualizações interativas e atividades a distância pela internet.

Outros Temas de Palestras

- Autoconhecimento e desenvolvimento pessoal
- Qualidade de vida
- Equipes de alta performance
- Liderança
- Relacionamento interpessoal
- Educação