Toque de Areia

São Paulo/SP


Toque de Areia

Desde 1993 produzindo e realizando espetáculos teatrais para os mais diversos eventos empresariais pelo Brasil e criadora da expressão Teatro Treinamento, a Toque de Areia é a pioneira em espetáculos de repertório e sob medida para eventos de treinamento.

Desde 1993 produzindo e realizando espetáculos teatrais para os mais diversos eventos empresariais pelo Brasil e criadora da expressão Teatro Treinamento, a Toque de Areia é a pioneira em espetáculos de repertório e sob medida para eventos de treinamento.

Somos uma empresa que preza pela humanização, pelo bem estar e pela saúde mental. Trabalhamos com Recursos Artísticos aplicados em Treinamento & Desenvolvimento. Utilizamos os melhores recursos para cumprir nossa missão.

O teatro tem alto poder de retenção, por isso, todos os nossos espetáculos são muito bem elaborados e em tom de comédia, o que traz muita leveza e conteúdo.

Missão, Visão e Valores

- Missão: unir conteúdo e arte, encantar com soluções criativas, desenvolver pessoas, sensibilizar, motivar e conscientizar.

- Visão: ser a principal referência como empresa de recursos artísticos para treinamento e desenvolvimento do Brasil.

- Valores: Trabalhar com ÉTICA, com foco na Transparência, Respeito e Qualidade, atuando sempre com Alegria, proporcionando Bem Estar.

Teatro Treinamento

Na década de 90, criamos e patenteamos a Marca " Teatro Treinamento", que é o treinamento atráves de um espetáculo teatral, unindo arte com conteúdo. Tambem conhecido como Teatro Empresa ou Teatro in Company.

Treinamentos Dinamicos

Utilizamos nossos anos de experiência com o Teatro Treinamento para desenvolvermos outras soluções artísticas para treinamento e desenvolvimento, que consistem em atividades dinâmicas e lúdicas, que são ferramentas para atingir os objetivos de um treinamento.

Espetáculos Teatrais Customizados

Espetáculos Teatrais Customizados, como o próprio nome diz, são espetáculos teatrais produzidos de acordo com a necessidade do cliente, sobre qualquer tema.

Nos nossos mais de 22 anos de experiência com Teatro Treinamento, nos especializamos em produzir espetáculos teatrais trabalhando em conjunto com nossos clientes, onde o primeiro passo é uma reunião de briefing onde o cliente nos passa a ocasião, mensagem ou orientação que deseja transmitir aos seus colaboradores.

Desta forma utilizamos a demanda apresentada para a criação de um espetáculo inédito, ou seja, totalmente novo.

Esta modalidade de espetáculo teatral já provou ser uma excelente ferramenta de comunicação, treinamento e desenvolvimento, tanto que já desenvolvemos mais de 200 espetáculos teatrais desta forma.

Destacamos algumas das situações onde foram utilizados:

- Espetáculos feitos especialmente para um único evento, mensurando a atenção especial da organização com o seu público
- História da empresa
- Transmissão dos valores de sua organização
- Homenagens e premiações a todos escalas hierárquicas
- Comunicação e Feedback
- Uso adequado de notebook e software para vendas
- Dia da mentira – fofocas perniciosas na empresa
- Adaptação a mudanças
- Conflito entre gerações
- Relacionamento com clientes internos
- Dia a dia de um vendedor
- Apresentação de casos vencedores de atendimento
- Apresentação de um novo organograma
- Conservação do patrimônio da empresa
- Entre outras temáticas e situações

Treatro treinamento: Principais tems de nosso repertório

- Assedio Moral
- Atendimento ao cliente
- Código de Ética e conduta
- Combate a Corrupção
- Comunicação e Feedback
- Empreendedorismo
- Mudança e Resiliência
- Reconhecimento Profissional
- Segurança da Informação
- Superação e trabalho em equipe

Ases da Comunicação - Comunicação e Feedback:

" Não é fácil lidar com o ser humano como um todo. E você, como comandante e lider, precisa ter a consciência da import}ancia de uma boa comunicação e trabalhar para aperfeiçoá-la".

Principais Tópicos:

- Feedback
- A importância da boa comunição
- Empatia
- Impactos de um mau feedback
- Aperfeiçoamento pessoal e contínuo

Atender é Servir – Atendimento ao Cliente

Principais tópicos abordados:

- Falta de educação, de simpatia, de empatia
- Desespero pra vender
- Venda a qualquer custo
- Falta de comunicação
- Burocracia
- Discussão entre funcionários
- Displicência, Indiferença
- Rigidez
- Preconceito
- Falta de Treinamento
- Ausência de amabilidade, humanidade

Sinopse:

Um espetáculo em tom de comédia, aborda o tema atendimento ao cliente onde um mau profissional de atendimento é colocado em situações em que também é mau atendido, gerando também no espectador o ensejo de empatia e reflexão.
Um  péssimo profissional de atendimento atende a seus clientes com desdém e total falta de comprometimento.
Após um de seus catastróficos atendimentos, sai às ruas e sofre o mesmo tipo de abordagem por profissionais semelhantes a ele, que o atendem de forma descomprometida e displicente.

Corrupção Não, Cidadão! – Combate a Corrupção

Sinopse:

Tadeu está muito preocupado com o processo de auditoria que sua produtora de filmes está passando, quando Marcão, homem muito ético e Gerente Administrativo da empresa o questiona quanto aos motivos de sua preocupação, e Tadeu assume que pagou propina a um Assessor do Ministério de Promoção Cultural  para que a empresa saísse vencedora de uma grande licitação que havia participado. Marcão então explica para Tadeu que ele poderia ser enquadrado na Lei Anticorrupção, e quais seriam as consequências de seu ato.

Assim, Tadeu conta a Marcão os detalhes de como tudo aconteceu, detalhando o seu envolvimento com Paulo Ferreirinha, o tal Assessor Político.

Dentre outros detalhes que fizeram Tadeu aceitar a proposta de Ferreirinha, ele cita a pressão feita por seu chefe, Nelson Gouveia, e também a promessa de promoção a Diretor caso tivesse sucesso na licitação. 

Muito confuso, Tadeu procura a ajuda da Cigana Safira, figura enigmática que mostra o futuro de Tadeu, de acordo com suas escolhas. Mas Tadeu, pressionado e tentado com a promoção, enxerga apenas o que quer ver. 

Um mês depois, a empresa sai vencedora da licitação, mas as consequências da escolha de Tadeu começam a surgir.

Ele recebe uma nova ligação do Assessor Paulo Ferreirinha, que lhe propõe uma nova parceria, desta vez negada por Tadeu. 

Contrariado, Ferreirinha extorque Tadeu, que se vê obrigado a aceitar a nova proposta para não ser incriminado e ter sua empresa exposta pela fraude anterior.

Porém, há uma reviravolta e Ferreirinha é preso, prometendo a policia fazer delação premiada. Apavorado, Tadeu apela novamente a Cigana Safira, que oferece a ele uma possibilidade de Redenção.

Tópicos abordados:

- Lei anticorrupção 12.846 – Conceito e Aplicabilidade
- Decreto 8.420
- Compliance, Ética e Integridade Corporativa
- O que leva uma pessoa a ser corrupta?
- Fraudes em licitações públicas
- Mau uso de cartão corporativo
- Consequências de atos de corrupção dentro das empresas
- Atenuantes de multas
- A importância dos Treinamentos

Ética – Se é que você me entende – Código de Ética

Principais tópicos abordados:

- Código de ética
- Humilhação de funcionário
- Venda de informações por beneficio próprio
- Empréstimo de matérias e senhas da empresa
- Troca de informações sigilosas com concorrentes

Sinopse:

No seu primeiro dia de trabalho, Junior percebe que os funcionários agem com total falta de ética, desde as relações profissionais até com a organização como um todo. Odete, sua colega de trabalho, conta casos sobre a falta de ética, com normalidade. Quando Junior estranha essas atitudes, é debochado pelos funcionários.

Os casos contados por Odete, diz respeito a vender informações sigilosas, negociar clientes com a concorrência, funcionários serem humilhados pelo chefe perante todos.

Junior descobre uma peculiaridade, que é o SHOW DE HORRORES que acontece na empresa, com perguntas sobre ética, onde as respostas erradas são as corretas, e neste show o qual ele participa, ele é prejudicado e injustiçado.

Percebendo que Junior está perturbado Odete o acorda, e todos percebem que foi apenas um pesadelo.

O que te impede de ser mais? – Superação e Trabalho em Equipe

Principais tópicos abordados:

- Os 4 principais perfis comportamentais
- Conceitos de mudança de estado
- Como melhorar seus relacionamentos
- A importância das crenças nos comportamentos
- Superação de limites
- Regras e valores pessoais
- A força de vontade mental x força de vontade emocional e suas diferenças
- Trabalho em equipe
- Empatia

Sinopse

No início vemos as personagens se preparando para sair de férias. Cada qual fará um solilóquio falando de suas expectativas, de seu cotidiano, tomando providências para a viagem, etc.

Os quatro personagens encontram-se em um elevador que os levará à agência de turismo responsável pela viagem de férias. Há uma pane no elevador que os deixa presos. Enquanto aguardam socorro, cada um pensará em saídas de acordo com sua característica predominante. O choque é inevitável, já que são muito diferentes uns dos outros.

Em seguida, durante uma caminhada na pousada onde estão passando férias, os personagens se perdem na floresta e são obrigados a lutar pela sobrevivência enquanto pensam em soluções para encontrarem a saída.

Os dias passam e diante da situação extrema cada um deles vai se confrontar com seus medos, seus traumas, suas sombras e com o passado. Aos poucos, começarão a interagir uns com os outros em busca da sobrevivência.

Inconscientemente, se verão atraídos pelas características que lhes faltam e que eles percebem nos companheiros. Só uma ação conjunta permitirá que solucionem o problema.

Meses mais tarde, os quatro se encontrarão em uma festa onde resgatarão as experiências vivenciadas na floresta e sentimentos surgidos inesperadamente.

Empreendedores Campeões – Empreendedorismo

Tópicos abordados:

-
Principais características de um profissional campeão: entender de gente, polivalencia, velocidade, visão, planejamento
- A importância de um coach bem desenvolvido
- A coragem de realizar mudanças
- Adequação na carreira:uma possibilidade para ser feliz e eficiente
- A importância de entender e de se interessar por pessoas
- A necessidade de colocar as idéias em prática e as perdas ocasionadas pela não realização de um bom projeto.
- Como manter uma equipe desmotivada e motivada
- Rápida adequação as necessidades do negócio

Sinopse

Três amigos, jovens e cheios de perspectivas para a vida, acabaram de se formar: um como médico, outro em gastronomia e a outra como artista plástica e vão comemorar esta etapa vencida numa praia, a praia do futuro.

Surpreendidos, conhecem um dono de um quiosque que os desafia a serem verdadeiros campões na vida profissional. Embalados pela beleza da paisagem, decidem iniciar uma corrida pelo sucesso. Mostrariam como estavam preparados para todos os desafios e, ainda, como poderiam transpor todas as barreiras ao longo do caminho. Seria apenas uma questão de tempo para que seus sonhos se tornassem realidade e o mundo na verdade, seria uma grande pista de corrida, onde eles estariam dispostos a serem os grandes campeões.

Incentivados pelo proprietário da barraca, fazem uma promessa de se encontrarem naquele mesmo lugar de tempos em tempos para fazerem um balanço de como estão indo suas vidas e para se alimentarem das palavras dele.

Lançados na vida, suas três personalidades distintas os fazem enfrentar diferentes problemas. Vemos cenas onde, em vários momentos, pensam em desistir, pegam caminhos errados, passam por dificuldades financeiras, pessoais e emocionais.

São obrigados a mudar conceitos ditos rígidos e imutáveis em função de um mundo que está em constante transformação.

E os ensinamentos deste “guru” são relembrados nas cenas de dificuldades da corrida. São sempre acometidos pela lembrança de que um verdadeiro campeão não se questiona se “isto” ou “aquilo” vai dar certo, ele encara o desafio e parte para a mudança necessária afim de atingir seus objetivos.

Ao final, mais maduros, descobrem que o prazer não está em “terminar” uma corrida, nem em só “ganhar” essa corrida, mas acima de tudo, “correr”. E preparam-se então para novos desafios, para que possam sempre ser “campeões em paz”.

O Sapateiro de Talentos – Mudança e Resiliência

Principais tópicos abordados :

- Mudanças – E as formas de lidar com elas
- Resiliência x Resistência
- Otimismo x Pessimismo
- Flexibilidade
- Bom humor

A peça mostra que nós complicamos a vida muito mais do que precisa e que a humildade e a simplicidade são valores essenciais para a aprendizagem e a figura do sapateiro transmite isto de uma forma muito cativante, a qual o público fatalmente se identificará com sua sabedoria, onde muitas vezes lembra um coach ou mesmo um mestre sem querer sê-lo.

Ele recebe em sua sapataria personagens que retratam facetas importantes do cotidiano da vida das pessoas, pois quantas vezes nós não presenciamos pessoas e muitas vezes em nós mesmos, traços de desmotivação, dificuldades de realizar mudanças ou mesmo de estarmos estressados e mal humorados?

Ora um personagem adentra a sapataria para consertar um sapato ou mesmo de desejar uma adaptação nele ao invés de trocá-lo, pois já está acostumado com ele , mesmo usando-o há décadas. E através de um bate papo informal,o sapateiro adentra no universo íntimo de seus clientes e os convida a reverem seus pensamentos e atitudes.

Utiliza-se o recurso de flash back para ilustrar passagens importantes de suas vidas no trabalho e mesmo em sua vida pessoal

Pulgas da Corrupção – Combate a Corrupção

Objetivo do Espetáculo:

Sensibilizar e estimular os colaboradores quanto prevenção de atos de corrupção nas empresas.

Sinopse:

Apresentamos a vocês um espetáculo teatral chamado “PULGAS DA CORRUPÇÃO”
com foco na nova Lei Anticorrupção (12846/2013) que pune empresas por atos de corrupção no âmbito administrativo e civil, quando constatada a prática de atos de corrupção e ilícitos em licitações e em contratos o poder público federal, estadual ou municipal.

Tópicos abordados:

- Falsificação de contas de despesas de viagem – Superfaturamento
- Atestados falsos
- Aceitar vantagem indevida para manter ou fechar contratos com fornecedores
- Corrupção na obtenção das licenças
- Acelerar processos parados em entidades publicas através de pagamento ou relacionamento interpessoais
- Tentativa de anulação de multas com Policial Rodoviário
- Corrupção no resultado de uma fiscalização de licenças


Espetáculos de Repertório

Tem em repertório espetáculos com os seguintes temas:

- Atendimento, relacionamento com cliente interno e externo
- Compliance – Lei Anticorrupção, Ética, Segurança da Informação e Assédio moral
- Comprometimento e trabalho em equipe
- Homenagem às mulheres
- Homenagem às secretárias
- Liderança - Comunicação e feedback
- Motivação em Vendas
- Mudança, resiliência e bom humor
- Principais características de um profissional campeão e planejamento
- Qualidade de Vida
- Trabalho em Equipe, perfis comportamentais e superação


Atividades corporativas

Utilizamos nossos recursos para realização de atividades corporativas, atuando nos aspectos de desenvolvimento humano, dentro dos possíveis temas:

- Comunicação e expressão
- Trabalho em equipe (Team building)
- Superação
- Enfrentamento de desafios
- Experimentação do novo, saindo da zona de conforto
- Integridade
- Transparência
- Respeito
- Valorização, envolvimento e comprometimento de todos
- Criatividade
- Melhoria Contínua
- Agilidade
- Concentração
- Produtividade

Treinamentos Dinâmicos

Utilizamos nossos recursos para realização dos treinamentos dinâmicos nos aspectos de desenvolvimento humano, dentro dos possíveis temas:

Jogos Cooperativos

Jogos cooperativos são dinâmicas de grupo que têm por objetivo despertar a consciência de cooperação e promover efetivamente a ajuda entre as pessoas.

No jogo cooperativo, aprende-se a considerar o outro que joga como um parceiro, e não como adversário, fazendo com que a pessoa aprenda a se colocar no lugar do outro, e não priorizar apenas o seu lado.

Jogos Cooperativos são jogos para unir pessoas, e reforçar a confiança em si mesmo e nos outros, as pessoas geralmente participam autenticamente, pois ganhar ou perder não é o que realmente importa, e sim o processo como um todo. Os jogos cooperativos resultam numa vontade de continuar jogando, e aceitar todos como são verdadeiramente.

O jogo cooperativo ajuda as pessoas a se libertarem da competição, seu objetivo maior é a participação de todos por uma meta em comum, sem agressão física, e cada um no seu próprio ritmo.

Os jogos cooperativos ajudam as pessoas a aprenderem a trabalhar em grupos, muito por não existir uma faixa etária específica em cada jogo, desde crianças até adultos. O que mais importa em jogos cooperativos é a colaboração de cada indivíduo do grupo, e o que cada um tem para oferecer no momento da atividade.

Neste tipo de jogo, é reforçada a noção de grupo, porque uma determinada tarefa é cumprida de forma mais eficaz com a ajuda dos vários elementos da equipe. Pode haver uma competição entre duas equipes ou haver apenas uma equipe.

Exemplos de temas que podem ser trabalhados dentro dos Jogos Cooperativos.

- Trabalho em Equipe
- Liderança
- Foco
- Comunicação
- Percepção de Espaço e Tempo
- Saber ouvir
- Estratégia
- Estimular a Criatividade
- Desinibição

Role Playing Teatral

Metodologia:

O método deste treinamento consiste em simulações utilizando como ferramenta os atores profissionais, que interpretam personagens ilustrando situações reais do cotidiano. Possibilitando assim que o participante faça contato com as mais variadas situações, de acordo com o objetivo do treinamento, propiciando de forma lúdica a experiência necessária através dessas vivências, e consequentemente o participante absorve gradativamente aos conceitos do treinamento.

Conceito:

- Método X Ferramenta
- Fundamental a contextualização
- Ambiente seguro X Errar
- Ensina, capacita e treina os profissionais
- Ensino aplicado à prática
- Permite discutir, padronizar e  avaliar: comunicação, atitude e procedimento

Benefícios:

- Transforma o erro em uma oportunidade de aprendizagem e melhoria
- Maior retenção do conhecimento
- Ambiente educacional participativo e interativo
- Aumento de interesse do aluno ao aprendizado
- Preparo técnico e emocional para a prática
- Treinamento de competências em um ambiente próximo ao real
- Vivenciar situações que ocorrerão na vida real
- Treinar situações raras
- Gerenciar comportamentos
- Treinamento prévio da melhor conduta (comportamental, atitudinal ou técnica)

Treinamentos Vivenciais com Técnicas Teatrais

Metodologia:

São os exercícios com técnicas teatrais que possibilitam a melhoria de performance e o atingimento dos objetivos, pois através dessas vivências, de forma lúdica, o participante absorve gradativamente os conceitos apresentados. Este treinamento conta também com a ferramenta do feedback, feito pelos instrutores, com o objetivo de orientar, fazendo com que o participante reflita e desenvolva as competências desejadas.

Objetivos possíveis:

- Proporcionar integração de equipe(s)
- Desenvolver potenciais de liderança
- Desenvolver a comunicação e expressão
- Melhorar a confiança para apresentações em público
- Capacitar para gravações de vídeos
- Trabalhar a flexibilidade e o improviso
- Aumentar o autoconhecimento
- Aprimorar a capacidade de relacionar-se interpessoalmente
- Desenvolver mais respeito ao próximo e empatia
- Desenvolver a capacidade de saber ouvir
- Proporcionar melhorias no atendimento ao cliente
- Aprimorar a desenvoltura do profissional de vendas

Workshop de Superação

Metodologia:

O método utilizado neste treinamento é a dança, que torna-se uma poderosa ferramenta, trazendo a possibilidade de trabalhar fora da zona de conforto dos participantes. Um dos segredos deste workshop, é não revelar o método aos participantes previamente, pois lidar com este aspecto surpresa torna-se fundamental para quebrar as defesas dos participantes, como por exemplo alegar que não é capaz de participar da dança.

Objetivos:

O objetivo do Workshop de Superação é evidenciar que todos são capazes de aprender e criar algo frente as adversidades, trabalhando a superação e o trabalho em equipe, desenvolvendo no participante os aspectos físico, cognitivo, social e afetivo, fazendo com que percebam que todo ser humano tem uma grande capacidade de aprendizagem.

Benefícios:

- Evidencia a capacidade de superação humana
- Cooperatividade
- Trabalho em equipe
- Integração da equipe
- Fortalecimento da equipe
- Enfrentamento de desafios
- Atingimento de metas, individualmente e coletivamente.

Workshop Teatral

Metodologia:

Através da criação e apresentação de esquetes teatrais, facilitadas por instrutores através de dinâmicas vivenciais realizadas com os participantes, embasadas em técnicas teatrais.

Objetivo:

Desenvolver as seguintes competências: criatividade, superação, comunicação, expressividade, relacionamento, improviso, autoconhecimento, autoconfiança, empatia, comprometimento e trabalho em equipe.

Benefícios:

- Intenso trabalho em equipe
- Expansão da criatividade
- Superação
- Enfrentamento de desafios
- Experimentação do novo, saindo da zona de conforto
- Discussão e elaboração de cenas com temas propostos