Henrique Meirelles

São Paulo/SP


Henrique Meirelles

Henrique Meirelles não é economista, pois para ser economista, necessariamente, tem de ter graduação em Economia/Ciências Econômicas e registro no Corecon.

Henrique Meirelles não é economista, pois para ser economista, necessariamente, tem de ter graduação em Economia/Ciências Econômicas e registro no Corecon. Formou-se em engenharia civil pela Escola Politécnica da USP e fez mestrado em Administração na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Cursou o Advanced Management Program (AMP) na Harvard Business School em 1984 e recebeu um título honorário de doutor do Bryant College.

Ingressou em 1974 no Bank of Boston, que era um dos mais antigos bancos do mundo, embora tenha sido apenas um banco de porte médio nos Estados Unidos. Em 1984 tornou-se presidente do ramo brasileiro do Bank of Boston. Depois da criação do BankBoston Corporation, mudou-se para Boston, nos Estados Unidos e assumiu o cargo de CEO em 1996.

Em 1999, o BankBoston Corporation fundiu-se com o Fleet Financial Group formando o FleetBoston Financial.

Henrique Meirelles assumiu a presidência de Global Banking do FleetBoston Financial em outubro de 1999.

Ao contrário do que divulgaram vários jornais e revistas brasileiros,president of Global Banking era um cargo subordinado a dois cargos superiores no FleetBoston Financial e suas funções equivaliam a um vice-presidente para operações internacionais.

O FleetBoston Financial atuava internacionalmente, naquela época, com agências apenas no Brasil e Argentina e, além disto, era apenas um banco médio nos Estados Unidos, tanto que foi posteriormente adquirido pelo Bank of America e suas operações sul-americanas vendidas ao Banco Itaú.

Aposentou-se em 2002 e resolveu iniciar uma carreira política. Neste mesmo ano candidatou-se pelo PSDB a deputado federal do estado de Goiás. Obteve 183 mil votos e foi o mais votado neste Estado.

O seu sucesso eleitoral e o apoio do mercado financeiro internacional fizeram com que fosse indicado pelo presidente Lula para ocupar o cargo de presidente do Banco Central do Brasil.

Como era filiado ao PSDB, partido de oposição ao governo, e tinha feito carreira em instituições financeiras internacionais, sua indicação recebeu grande oposição de políticos mais à esquerda, inclusive de filiados ao PT, partido do governo que o tinha indicado.

Apesar disto, seu nome foi facilmente aprovado pelo Senado brasileiro. Ao aceitar o cargo de presidente do Banco Central brasileiro, Henrique Meirelles deixou de assumir o cargo de deputado federal para o qual tinha sido eleito e renunciou à sua filiação ao PSDB, partido que liderava a oposição ao governo que se iniciava. Foi considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.

Depois de quase 7 anos na presidência do Banco Central do Brasil, houve rumores sobre a possível candidatura de Henrique Meirelles ao governo de Goiás em 2010. No entanto, tais rumores não se confirmaram.

Meirelles, que afirmou várias vezes ter interesse em continuar sua bem sucedida carreira na gestão pública, é cotado para o cargo de Autoridade Pública Olímpica, cargo que inicialmente seria ocupado pelo ministro dos esportes do governo Lula, sr. Orlando Silva, filiado ao PCdoB. Recentemente voltou a filiar-se a um partido político, escolhendo o PMDB.

Temas das Palestras:

- Economia Cenário Nacionale e Internacional
- Empreendedorismo
- Liderança

AT 01-20