Professor e palestrante desde 1999. Formado em Engenharia Eletrônica, iniciou sua carreira dando aulas de cálculo numérico e lógica de programação em escolas especializadas em reforço ao universitário. Ao longo de seus 10 anos de atuação como professor nessa área, foi diversas vezes recordista de público pelo seu carisma, conhecimento e, principalmente, pela vontade de ensinar. Em salas cuja lotação era para 100 pessoas, presenciava-se habitualmente uma média de 120 alunos sentados de maneira muitas vezes improvisada. Qualquer espaço no chão ou nos degraus da escada já eram suficientes para eles assistirem às aulas do "mágico". Afinal de contas, para transformar temas tão complexos em algo divertido e compreensível, só sendo mesmo um mágico.
A arte também é uma forte aliada nos processos de ensino de Rafael Baltresca; sua filosofia tem como base o aprendizado pelo lúdico. Aliás, essa sua forma de pensar sobre o ensino produz resultados comprovados cientificamente: aprendemos mais quando há emoção envolvida na dinâmica de aprendizagem. O lado artístico de Baltresca apareceu ainda na infância e, desde 2001, coleciona troféus e atuações como ilusionista profissional em congressos nacionais e internacionais. Hoje, é reconhecido no meio como um dos ilusionistas mais criativos e expressivos da atualidade.
Estudou hipnose clínica na PUC-SP e especializou-se nos institutos Pablo Segóbriga, Madrid, e Marc Savard International, em Las Vegas, além de utilizar a hipnose em suas palestras e treinamentos motivacional, demonstrando o poder de nosso cérebro. Em 2010, participou do programa Jô Soares, onde concedeu uma entrevista que durou 45 minutos. Sua apresentação impactou mais de 2 milhões de telespectadores, segundo o IBOPE.
Baltresca foi o único brasileiro a conquistar o primeiro prêmio na categoria invenção no FLASOMA, congresso Latino-americano de mágicos. Em 2012, firmou um contrato para se apresentar por 26 vezes em um dos lugares mais cobiçados do mundo: Hollywood. Como palestrante, facilitador e hipnólogo corporativo, já se apresentou centenas de vezes em quase todos os estados brasileiros, além de diversos países como Argentina, Uruguai, Peru, Colômbia, Venezuela, Chile, Portugal e Estados Unidos. Fluente em inglês e espanhol, o estudo por novos idiomas é outra paixão de Baltresca; desta forma, pode levar seu conteúdo e reflexões para vários cantos do mundo.
Em resumo, na empresa ou na vida, Rafael é um educador. Todo seu estado pelo comportamento humano, artes mágicas e hipnose tem objetivos claros: propagar mensagens motivadoras, inspiradoras e ser agente transformador para um mundo melhor.
Temas de Palestras:
O Poder é Seu!
Por que alguns têm tudo e são tão infelizes? E por que outros possuem tão pouco e são tão felizes? Quanto tempo dura a motivação? Como preservar nossa automotivação meio a cenários desmotivadores? Qual o papel do subconsciente em nossas decisões diárias? Qual a essência da verdadeira liderança?
Na palestra motivacional O Poder é Seu, os Aspectos Subconscientes do Sucesso, Rafael Baltresca responde todas essas perguntas (com total interação da plateia) e traz reflexões necessárias ao profissional que quer se livrar dos mesmos paradigmas.
Imagine uma palestra motivacional fora do convencional que não se preocupa apenas em motivar, mas ensinar técnicas de automotivação. Esta é a palestra que encantou empresas como Petrobras, Morena Rosa, Banco do Brasil, Pfizer e muitas outras.
Metodologia
A metodologia desta palestra baseia-se em teorias comportamentais da psicologia, vivências e histórias reais que cativam e envolvem a plateia. O objetivo desta palestra motivacional é o aprendizado pelo lúdico, trazendo reflexões e novos pontos de vista aos participantes.
Apoio lúdico: provocações com números de ilusionismo e técnicas de auto-hipnose/autossugestão.
Esqueça os padrões de palestras motivacionais que você já viu. Prepare-se para uma forma completamente nova de motivar...
Assuntos abordados
- O que fazer quando a motivação é baixa e faltam-nos recursos para virar o jogo?
- Como se blindar de ambientes desmotivadores e gerenciar a automotivação?
- Comportamentos necessários para realizar nossos objetivos
- Identificação e apropriação do lócus de controle: LCI / Responsabilidade / Comprometimento
- Percepção x Realidade - Mude sua percepção e mude seu mundo
- Felicidade: Um estado de espírito provido pela nossa percepção da realidade
- A visão além dos olhos: aprendendo a programar nossa mente por meio da visualização positiva
- Desmitificando a Hipnose – a força de uma sugestão
- O tempo todo influenciamos e somos influenciados – aprendendo a utilizar nosso poder de influência para gerir nossa automotivação
- Sem saber, utilizamos padrões hipnóticos em pessoas que nos amam e confiam em nós
- Aprendendo a utilizar nosso poder de persuasão – a essência da liderança
- Confiança / entrega nas relações pessoais e profissionais.
Negócio fechado
Você já parou para pensar por que algumas marcas caríssimas vendem tanto, enquanto outras populares se atolam em promoções para sair do sufoco? E o que faz um carro ser tão cobiçado independente de seu preço? Do outro lado da vitrine, algumas empresas insistem em colocar jogadores de futebol e atores famosos fazendo propaganda de suas marcas. Por que a autoridade dessas celebridades influencia tanto o nosso processo de decisão? É possível replicar esses métodos mantendo um baixo custo?
Influência: Dom divino ou Técnica? Será que podemos aprender a ser mais influentes em qualquer segmento de mercado, vendendo mais e tendo maior taxa de recompra?
Sim! As respostas a essas perguntas são lógicas, cientificamente comprovadas, podem ser aplicadas em qualquer empresa e Rafael Baltresca, palestrante e consultor, trará à luz essas explicações.
É importante salientar que esta não é uma palestra motivacional e nem um bate-papo voltado a autorreflexão. A palestra Negócio Fechado é uma coletânea de ferramentas de persuasão e influência recheadas com bom humor e exemplos lúdicos baseados nos princípios de Robert Cialdini, o mais respeitado cientista social do mundo quando o assunto é persuasão e influência.
Na prática, seu público entenderá o funcionamento do cérebro durante o processo de compra, aprenderá os gatilhos mentais de influência e receberá vídeos dos assuntos abordados na palestra nas semanas subsequentes à mesma.
Metodologia
A metodologia desta palestra baseia-se em teorias comportamentais de psicologia social e estudos de persuasão e influência. O objetivo da palestra é dar aos participantes métodos SIMPLES, CLAROS e EFICAZES de persuasão em vendas.
Assuntos abordados
- Persuasão: a influência deliberada - como influenciar de forma ética e consciente
- A engenharia mental da compra. Quando e por que o cérebro diz Sim
- Escolha, confusão e gasto de energia. Ajude seu cliente a decidir rapidamente
- Preço x Valor – Entenda por que o caro é sinônimo de bom e como usar isto a seu favor
- Transforme desejo em necessidade. A venda dos benefícios em primeiro lugar
- Técnicas de vendas: seja autoridade nos gatilhos mentais de persuasão
- Análise dos gatilhos mentais Autoridade, Reciprocidade, Escassez, Afinidade/Afiliação, Compromisso/Coerência e Aprovação social.
Palestras personalizadas
Metodologia
A metodologia desta palestra - ou workshop - baseia-se em teorias comportamentais da psicologia, vivências e histórias reais que cativam e envolvem a plateia. O objetivo é o aprendizado pelo lúdico, trazendo reflexões e novos pontos de vista aos participantes.
Apoio lúdico: provocações com números de ilusionismo e técnicas de auto-hipnose/autossugestão.
Assuntos abordados
Trabalharemos juntos para criar uma solução de treinamento para a sua empresa, customizando as palestras e workshops disponíveis e, até mesmo, criando novas ideias. O foco é a sua necessidade.