Mario Chady - Spoleto



Mario Chady - Spoleto

O desejo de ser empreendedor sempre brilhou forte para Mario. Abriu sua primeira empresa aos 22 anos e descobriu que o que lhe interessava era ser o dono de seu próprio negócio.

O desejo de ser empreendedor sempre brilhou forte para Mario. Abriu sua primeira empresa aos 22 anos e descobriu o que lhe interessava era ser o dono de seu próprio negócio. Eduardo, seu amigo de infância, veio com uma proposta de restaurante, e depois de muita relutância Mario vendeu sua empresa para abrirem juntos o Guilhermina Café.

O resturante tipicamente carioca logo foi um sucesso, recebendo uma procura muito maior do que esperado. Isso causou sérios problemas para os novos empreendedores com pouca prática. A gestão era desorganizada, o que causava filas de espera do lado de fora do restaurante, além da espera de 40 minutos por um prato, e problemas na hora de pagar a conta. Mesmo com esses problemas, a dupla deu início a outros seis empreendimentos no ramo gastronômico. Mas estavam à beira da falência.

Foi então que em 1999 ouviu falar de franquias, conceito ainda pouco difundido na época. Com muita hesitação, viu uma oportunidade de tirar do papel um plano antigo: O Spoleto. Montaram um stand na feira da ABF - Associação Brasileira de Franquias - e saíram de lá com 2 franquias vendidas.

Desde o início com uma proposta de crescimento acelerado, o Spoleto unia a rapidez de um fast food à sofisticação de um restaurante italiano foi o primeiro a usar pratos de louça em praças de alimentação, por exemplo. A iniciativa foi um sucesso: em pouco tempo, começaram a se formar filas de clientes querendo experimentar. Mario e Eduardo resolveram, então, vender suas participações em todas as outras operações. A ousadia deu certo: no final de 2000, dois anos depis do início das operações, eles já tinham 15 franquias.

A partir da rápida aceitação e expansão do Spoleto, Mario focou na cadeia de suprimentos, produzindo, importando e distribuindo cerca de 90% do que uma loja consome. Em 2004, quando Maria pensava que não havia mais como diversificar, Edu fez a provovação de empreender "um novo negócio dentro do próprio negóci". Assim nasceu a visão de construir uma plataforma de conceitos de food service, com a aquisição da pizzaria Domino´s no Brasil e da temakeria Koni Store, compondo o Grupo Trigo.

Tipos de Trabalhos:

- Empreendedorismo
- Case de Sucesso
- Empresários
- Franchising
- Motivação
- Vendas

AT 11-09