Christiane Pelajo é apresentadora do Jornal da Globonews Edição das Quatro desde fevereiro de 2016.
Antes, ela apresentou o Jornal da Globo por dez anos e meio -- de maio de 2005 a outubro de 2015.
Começou na TV Globo como apresentadora da Globonews de 1996 a 2005, à frente das edições noturnas do telejornal Em Cima da Hora e também do programa Pelo Mundo.
Na bancada do jornalismo da Globonews, foi âncora de grandes coberturas como o enterro da princesa Diana, numa transmissão, ao vivo, de mais de cinco horas, e a prisão de Saddam Hussein, também ao vivo.
Em 2004, fez uma série de reportagens especiais na Grécia por ocasião das Olimpíadas e, em 2003, na República Dominicana, em função dos Jogos Pan-Americanos.
Ainda na Globonews, cobriu a Copa do Mundo na França em 1998.
Em 2006, já no Jornal da Globo, ancorou a cobertura da Copa direto da Alemanha e preparou uma série de entrevistas especiais com os jogadores da seleção.
Em 2007, ancorou a cobertura dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro também para o Jornal da Globo.
Participou ainda das entrevistas com os candidatos à presidência da República nas eleições de 2002 na bancada do Jornal das Dez, da Globonews.
Nas eleições presidenciais de 2006, 2010 e 2014, realizou entrevistas, ao vivo, com os principais candidatos para uma série especial do Jornal da Globo.
Christiane também é coordenadora e uma das autoras do livro "Ser + em Comunicação", obra voltada para o universo corporativo, que traz artigos de grandes profissionais de mídia impressa e televisiva sobre o processo de comunicação.
Sobre as Palestras:
Palestra:
Durante a palestra, apresento a "lógica do jornalista" -- tanto do ponto de vista de quem está na rua cobrindo um fato quanto do lado de quem está na redação.
Exibo matérias que exemplificam entrevistas bem-sucedidas e outras que contribuíram para construir uma imagem negativa do porta-voz. Estas reportagens são selecionadas de maneira a dar ritmo e dinamismo à conversa. A preparação da palestra é totalmente voltada para o perfil dos executivos e reforça os objetivos estratégicos da área de comunicação da empresa.
Na palestra, mostro que o trabalho do jornalista é contar histórias. Explico o uso dos personagens nas matérias. Tem sempre o vilão, o herói e a vítima.
Falo da diferença de abordagem da imprensa brasileira e estrangeira. Eles "contam histórias" de maneira muito diferente da nossa. Isso tudo mostrando exemplos de matérias que foram ao ar na TV Globo, Globonews e emissoras estrangeiras.
Simulações:
Depois da palestra, faço as simulações de entrevista com os executivos.
São entrevistas individuais que abordam temas conflitantes e têm duração aproximada de dez minutos cada.
Análise Individual:
Após cada entrevista, faço uma análise individual ressaltando pontos positivos e aspectos que podem ser aperfeiçoados. Essa análise dura de cinco a dez minutos.
Importante:
Esse formato é bem completo e também vale para o treinamento do executivo em apresentações (não apenas em conversas com jornalistas, mas qualquer apresentação que ele venha a fazer). Eu prefiro chamar, inclusive, de Coaching de Comunicação.
Conclusão Geral:
É uma rápida análise coletiva com todos os porta-vozes juntos. Nesta avaliação, não cito nomes para não intimidar ninguém.
Faço uma análise geral do que percebi nas simulações. Exemplo: se o discurso dos executivos está alinhado ou não.
Temas de Palestra:
- O Brasil em (trans) formação: cenários e oportunidades
- Os impactos econômicos para o Brasil diante do atual cenário político
- Media training: como se sair bem numa entrevista com um jornalista
- Inteligência financeira: como melhorar a minha vida e o meu negócio
- Global thinking: pensar globalmente para agir localmente
- Inovação: o que mudou e o que ainda vai mudar nas nossas vidas. Como isso impacta a minha carreira?
Tipos de Trabalhos:
- Mestre de Cerimônias
- Mediação de Debates
- Mestre de Cerimônias
- Media Training
- Apresentadores
- Política - Jornalistas