Jum Nakao

São Paulo/SP


Jum Nakao

O estilista Jum Nakao propõe uma palestra como um plano de viagem aos interessados em pensar sobre o processo criativo.

Jum Nakao, designer e diretor de criação, cursou licenciatura em Artes Plásticas na Faculdade Armando Álvares Penteado e em 1989 faz extensão universitária em História da Vestimenta no Instituto de Museologia de São Paulo e História da Moda com a Professora Serafina Borges do Amaral no SENAC.

Foi na moda que Jum percebeu a possibilidade desta aproximação e inicia sua formação em 1984 através do CIT – Coordenação Industrial Textil – onde tem os primeiros contatos com profissionais da área, entre eles as professoras Vera Lígia P. Gilbert e Marie Ruckie.

Em 1996 é considerado a grande revelação da 6a Edição do Phytoervas Fashion e passa a ocupar o cargo de Diretor de Estilo de uma das maiores empresas de moda do Brasil, a ZOOMP, onde permanece por seis anos. É convidado pela Du Pont em 2002 para ser o designer parceiro no Projeto Internacional Hotel Lycra.

Pela primeira vez na história, em 2004 a NIKE, gigante do segmento esportivo e vestuário – maior faturamento global – estabelece mundialmente um contrato com um designer para uma linha premium: JUM NAKAO for NIKE.

Expõe em 2012 na Somerset House em Londres sua obra Memórias transportáveis, sonhos encaixotados. Em outubro de 2012, participa da abertura da Exposição Futurotextiles no CETI (European Center for the Innovative Textiles) em Lille, França com a obra Cloud Dress. Lança em 2013 a coleção de móveis Schuster – Jum Nakao.

Jum realiza diversas palestras e workshops pelo país e no exterior sobre o processo criativo.

Em sua produção, Jum Nakao é capaz de conciliar os recursos da tecnologia digital à sofisticação de peças únicas confeccionadas à mão, como o encontro em clima de suspense e contos de fadas, da elaborada moda do século XIX com o universo lúdico dos bonecos playmobil.

Tema de Palestra:

O estilista Jum Nakao propõe uma palestra como um plano de viagem aos interessados em pensar sobre o processo criativo. Através de imagens e sons, inquietações próprias dos que trabalham com criação são trazidas à tona.

Reunindo imagens do processo de desenvolvimento da coleção de papel, apresentada no São Paulo Fashion Week - considerado o desfile da década de moda no Brasil, através do SPFW, e um dos mais importantes desfiles do século, pelo Museu da Moda de Paris- e pensamentos sobre a criação artística, a palestra conduz o espectador ao mergulho para desvendar o que não se vê sem o pensamento.

Nestas profundezas o público se torna parte do processo de criação do desfile, do trabalho de todas as equipes, do caminho percorrido a partir da primeira reunião até o desfile com delicadas roupas de papel.

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AT 07-20