Ex-diretora de marketing da Mondeléz, Fernanda Belfort é a nova CEO da Cria.School, plataforma voltada ao ensino de marketing e comunicação fundada por Rapha Avellar. A iniciativa, que já está em sua terceira turma, entra em uma nova fase com uma grade de conteúdos remodelados pessoalmente por Fernanda.

   “O diferencial da Cria é que ensinamos o que o aluno vai usar no cotidiano verdadeiro de trabalho, agregando valor de forma efetiva. Hoje, até parte das vagas de estágio pedem experiência profissional porque existe um entendimento no mercado de que a faculdade convencional não prepara para o trabalho”, explica a executiva que já trabalhou com marcas no Brasil como Tang, Neve e Veja.

   “O cenário que Fernanda descreve fica muito claro quando há uma vaga aberta e o selecionador precisa escolher entre um profissional com quatro anos de faculdade e nenhuma experiência e outro com um curso de formação mais curto e, digamos, três anos de experiência no mercado. No fim das contas, a escolha será óbvia”, comenta Rapha Avellar.

   Fernanda, depois de 20 anos atuando no setor de marketing de multinacionais, decidiu sair do mundo corporativo no início de 2019 para se atualizar. Começou um podcast chamado a Tribo de Marketing, e abraçou o debate sobre transformação e formação para o novo marketing. Desde o início de 2020, a executiva já trabalhava como consultora na Cria.School, lado a lado com Rapha Avellar.

   “O que determina o sucesso de um profissional hoje são os comportamentos. É mais do que entender sobre determinada especialidade: é saber como isso se encaixa no todo, como entregar mais valor ao negócio”, afirma Fernanda. “O programa de ensino da Cria cobre do estratégico à execução, da criatividade aos dados, unindo o que há de melhor na estratégia de marketing com o que existe de mais moderno nas demais áreas de atuação humana”, explica.

   Ao longo do curso, o aluno coloca em prática, semana a semana, o que aprendeu em um projeto próprio. O curso ainda inclui uma grade completa de soft skills — comportamentos e habilidades que dizem respeito a trabalhar em equipe, como manter o aprendizado, como se comunicar, como pensar fora da caixa, como ser resiliente e se organizar. “O nosso foco vai além das hard skills, trabalhamos com uma série de ferramentas cada vez mais decisivas no nosso sucesso, coisa que faculdade nenhuma ensina”, completa.

   Além de Fernanda, a Cria conta com um time de docentes como Ricardo Dias, VP de Marketing da Ambev; Dafna Blaschkauer, diretora de vendas da Nike; Stela Mazoli, consultora de agile marketing na Magazine Luiza; Marina Erthal, diretora criativa da CUBOCC; Vinicius Comper, CMO na Lev Bicicletas; Isadora Clark, diretora de branding na Blackhaus Branding; e Bruno Altieri, diretor de planejamento na NBS.

   Após iniciar sua carreira na Microsoft, Fernanda passou os últimos 16 anos liderando marcas de renomadas em CPG, em empresas como Heineken, Reckitt Benckiser, Kimberly-Clark e Mondelez - quando decidiu sair para aprender tudo sobre o marketing moderno.

   Depois de 2 anos estudando podcasting (ela hospeda o podcast de marketing 'Tribo de Marketing' no Brasil) e consultoria para empresas desde start-ups até a ABInbev, ela se juntou à Salesforce para conduzir a transformação de marketing por meio da tecnologia - o principal impulsionador da mudança.

   Ela é apaixonada por aprender e ajudar as marcas a construir conexões verdadeiras com as pessoas.