Luis Lobão

Minas… Divinópolis


Luis Lobão

Prof. Lobão foi diretor da HSM Educação Corporativa e professor/pesquisador da FDC — Fundação Dom Cabral.

   Prof. Lobão é especialista em Governança Corporativa e Estratégia Empresarial com ênfase em crescimento. Tem uma larga experiência como conselheiro de administração de relevantes empresas. Consultor e palestrante internacional, foi diretor da HSM Educação Corporativa e professor/pesquisador da FDC — Fundação Dom Cabral. Realizou centenas de projetos no Brasil e no Exterior, onde também coordena, junto com a HSM, missões ao Vale do Silício nos EUA. Autor de dezenas de artigos e 09 livros publicados, é Certificado pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (CCIe) e Fellow of theStrategic Planning Society (SPS – UK). É mestre em Engenharia de Produção, com cursos na Olin Business School, Kellogg School of Management e Harvard Business School. Nos últimos 20 anos, tem se dedicado a trabalhar e apoiar empresas a se tornarem mais competitivas e longevas.

 

Temas das Palestras

 

- A JORNADA DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL 

A transformação digital é um processo a que as novas organizações ou as já estabelecidas, deverão ser submetidas, desafiando e melhorando o seu modelo de negócio. Não se trata somente de interligar os clientes e o seu negócio, mas também utilizar informação das “coisas” (things – dispositivos, sensores, etc.) em seu benefício, melhorando a fórmula das suas receitas (incluindo serviço, personalização e inteligência) e obtendo uma maior eficiência operacional . Esta palestra ajudará a organização estabelecer rapidamente um amplo entendimento de movimento baseado em tecnologias disruptivas.

A fusão de tecnologias, está apagando as linhas divisórias entre as esferas físicas, digitais e biológicas. Esta nova revolução, unindo mudanças sócio-econômicas e demográficas, terá impacto nos modelos e formas de fazer de negócios e mercado de trabalho. Afetará exponencialmente todos os setores da economia e todas as regiões do mundo.

- CRIANDO UMA ORGANIZAÇÃO ÁGIL

Em resposta à transformação digital, o conceito de agilidade ganhou bastante importância em todo o mundo. Não basta investir em inovação, é necessário ter uma equipe capaz de desenvolver e entregar, sem abrir mão da qualidade, atendendo ao “time to market”. A melhor forma é usando o mindset ágil. Ter uma organização ágil se um mostra enorme vantagem competitiva e um dos fatores de sucesso, principalmente em contextos voláteis, com grandes incertezas e mudanças constantes. Este contexto é típico do cenário atual de transformação digital, onde equipes estão criando e entregando, ao mesmo tempo que aprendem e se adaptam. A agilidade requer engajamento dos colaborares e protagonismo, nesta palestra também traremos as questões relacionadas ao Employee Value Proposition (EVP).


- Governança na Empresa Familiar

A boa governança corporativa contribui para o desenvolvimento econômico sustentável, melhorando o desempenho das empresas e proporcionando maior acesso a fontes externas de capital. Com um bom modelo de governança corporativa a empresa passa a ter maior acesso a todos os tipos de financiamentos externos: nacionais e internacionais, públicos e privados. Melhores estruturas e procedimentos de governança melhoram o processo de tomada de decisão e aumentam a prosperidade no longo prazo. As famílias, e consequentemente seus integrantes, têm mais probabilidade de se comprometer, contribuir com a empresa e se comportar com um time forte, se:

Os acionistas, estiverem unidos em torno de valores centrais, tiverem uma missão comum (o que queremos realizar);
Os membros se sentirem bem-informados em relação à empresa;
Os integrantes se sentirem tratados com justiça em relação a emprego na empresa bem como benefícios da empresa;
Os acionistas tiverem um fórum regular para discutir seus interesses na empresa.

Parte do desafio da governança é ajudar o líder atual a definir seu legado, planejar a vida fora da empresa, torna-se seguro em termos financeiros para além do negócio e desenvolver a confiança em habilidades e valores dos sucessores. Um Conselho (seja de administração ou consultivo) respeitável pode ajudar a monitorar e gerir o todo este processo e verificar se o sucessor está tendo um bom desempenho.

No nosso entendimento, a Governança é o sistema pela qual as organizações são: estrategicamente dirigidas, balanceadamente controladas e operacionalmente integradas. Neste sentido as práticas governança corporativa são fundamentais para a gestão das organizações, especialmente nas familiares, e vem ganhando cada vez mais importância na agenda dos sócios, gestores e futuros acionistas-herdeiros.

Empresas de controle familiar enfrentam desafios adicionais em relação às demais empresas. A questão central diz respeito ao estabelecimento de uma disciplina que regule o relacionamento da família com o negócio. Quando isso não é bem feito, eventuais disputas e conflitos familiares podem ser levados para dentro da empresa e comprometer seu funcionamento, trazendo prejuízos para os resultados dos negócios.

A origem de boa parte dos conflitos está, em geral, relacionada ao direcionamento dos negócios, participação em resultados e aspirações de poder na companhia, por parte dos seus diversos membros. É comum, por exemplo, que herdeiros tenham aspirações de ocuparem cargos na companhia.


- Agile Strategy

O ambiente em plena transformação, somado à pandemia do Covid-19 criaram uma tempestade perfeita para a aceleração dos processos estratégicos das organizações. O modelo linear – e tradicional – de manutenção não é mais eficiente diante das volatilidades e incertezas nas quais fomos expostos e somos testados. Quem não estiver pronto a mudar e inovar ficará pelo caminho daqui pra frente. As mudanças que já aconteciam rapidamente foram ainda mais aceleradas nesse período. Mas de nada adianta investir em tecnologia sem mudar a cultura da organização e o mindset dos líderes: “Essa crise será passageira. A transformação sim é que continuará nos próximos anos. Não espere a maré baixar para começar a nadar!”. Não há como preservar sequer a forma e o desenho da organização, muito menos as ferramentas – mapas e bússolas – utilizados até então. O sucesso das organizações do futuro depende de alguns fatores. O primeiro é ter um foco claro, sendo orientada por um propósito. Também se faz necessário ter uma diferenciação notável e positiva em relação aos concorrentes, com um olhar direcionado à resolução do problema do cliente. Os promotores da mudança, que são os colaboradores, precisam estar entusiasmados para promover a eficácia operacional e disciplinada que o novo modelo exige. São equipes autodirigidas e multifuncionais, que operam em rede, colaborativamente. E como já defendia Darwin, a seleção natural se dará pela capacidade de continuar se adaptando.


- Estratégia de Crescimento

Atualmente, muitas organizações estão em busca do crescimento. Mas onde encontrá-lo? Posso afirmar que a maioria das empresas não dispõe de ferramentas eficazes para sedimentar uma base sólida de crescimento sustentável. Na verdade este tema nem aparecem na agenda dos executivos e empresários no grau de interesse que o item de redução de custos. Só organizações excepcionais conseguem manter o crescimento quando sua atividade principal está em plenitude. Para onde quer que se olhe, é fácil construir um argumento: as empresas amadurecem e entram em declínio.
Quem se destina: Presidentes e dirigentes de médias empresas e executivos de unidades de negócios de grandes empresas.
Benefícios: Capacitação para construção de metas de crescimento acelerado e utilização de ferramentas de gestão adequadas à análise de diversas estratégias que possibilitem o crescimento acelerado e sustentável. Avaliação das tensões internas geradas pelo crescimento acelerado, e como gerenciá-las através da liderança criativa.
Conteúdos:
- Maximização do valor central do core-business
- Crescendo em oportunidades adjacentes
- Criando novas plataformas de negócio
- Re-definindo o core business