Maria Cândida Damasceno de Barros Araújo, apresentadora de televisão e repórter. Tornou-se conhecida, principalmente, por suas entrevistas com atores internacionais do cinema.
Maria Cândida é jornalista, apresentadora de TV e palestrante. Formou-se em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e passou pelas principais emissoras do Brasil e internacionalmente pela CNN, em Atlanta, e pla Bloomberg, em Nova Iorque. Começou como estagiária e rádio-escuta no Jornal do Brasil, no RJ e em SP. Trabalhou para o Jornal da Tarde e fez reportagens para a Veja SP.
Em 1994, migrou definitivamente para a TV. Seu primeiro emprego de repórter foi na TV Tribuna, afiliada da Globo, em Santos. Depois de um ano, foi para a TV Record. Lá fez reportagens e apresentou o telejornal Informe SP. Em 1996, foi contratada pela TV Globo e lá fez reportagens e apresentou o telejornal Informe SP. Em 1996, foi contratada pela TV Globo e lá atuou como repórter de todos os telejornais. Foi também apresentadora do Globo Rural, SPTV e da previsão do tempo no JN. No SBT, foi repórter e se destacou apresentando o SBT Repórter. Também apresentou o Oscar, O Grammy e o Grammy Latino na emissora.
Trabalhou como repórter no Programa do Gugu e lá fez diversas entrevistas internacionais. Entre os entrevistados estão: Richard Gere, Matt Damon, Brad Pitt, Meryl Streep, Sandra Bullock, Tom Hanks, Keanu Reeves entre outros atoers de Hollywood. Na TNT, apresentou o Oscar ao lado de Rubens Ewald Filho. Entre 2004 foi contratada pela TV Record, onde apresentou o programa Tudo a Ver, o Programa da Tarde, o Guinness, o Mundo dos Recordes, e o Melhor do Brasil nas folgas de Márcio Garcia. Também apresentou matérias especiais para a emissora, no Domingo Espetacular. Sempre voltada para a área de comportamento e entretenimento.
De agosto a dezembro de 2009 comandou o programa 12 mulheres, nas noites de sábado, na Rede Record, para o qual viajou por vários lugares do mundo como África do Sul, Filipinas, Tailândia, França, Holanda, Finlândia, Lituânia, Peru, México e Estados Unidos. A experiência nessas viagens acabou virando livro, Mulheres que Brilham, com histórias inspiradoras de 50 mulheres, lançado em 2011, Em junho de 2010 a maio de 2014, atuou como repórter especial do Programa Amaury Jr.
Em 2014, a jornalista integrou o elenco do reality show Aprendiz Celebridades, comandado por Roberto Justus, na Rede Record. Em agosto do mesmo ano, passou a ser apresentadora do programa de variedades Tudo Posso, na Rede Família, grupo Record de Televisão, que foi ao ar até agosto de 2016. Em 2016, a apresentadora, comanda o programa Mãe é Tudo, pela Record News, ao lado de coach fitness Solange Frazão, a atriz Mônica Carvalho e a cantora Vanessa Jackson. Em fevereiro de 2017, a apresentadora fechou com a TV Aparecida, onde vai comandar um novo programa.
Como palestrante, Maria Cândida atua em todo o Brasil. Ela já fez diversas palestras para o Sebrae. A jornalista fala sobre empoderamento feminino. Apresenta histórias de diversas mulheres, das 144 que entrevistou, que são exemplos de superação.
Temas de Palestras:
- MULHERES QUE BRILHAM O mundo é das Mulheres?
Nesse bate papo, Maria Cândida te conta um pouco das suas viagens e do que aprendeu nas entrevistas com Mulheres do Mundo Todo. Como são as mulheres do Oriente? Qual o maior desafio delas? E as da África, como elas estão se reinventando em um continente extremamente machista? As européias e as americanas são mais liberais, as leis são respeitadas de verdade? Quais são os prós e contras (se existem) dessa emancipação? E na nossa América Latina? Quais são os padrões masculinos dessa região?
- DA GERAÇÃO ANALÓGICA PARA A DIGITAL: MINHA HISTÓRIA DE REINVENÇÃO DEPOIS DOS 40 ANOS
Maria Cândida deu a grande virada na carreira aos 47 anos, quando decidiu apostar na internet e deixar um programa pequeno de TV e seguir para o mundo digital. Do digital, voltou para a maior emissora do país, a TV Globo Como foi o passo a passo desse processo de reposicionamento da Maria Cândida para a Maria, que fundou a empresa #FalaNaCaraDaMaria... Um celular na mão e uma ideia na cabeça? Simples assim? Será que é fácil migrar da década de 70 para a geração dos Millennials e para a geração Z, os nativos digitais? Como eles pensam e como nós pensamos? O que podemos aprender nessa troca? Que mercado é esse de Internet para 40+? Tem espaço para quem fala e vende para esse público?
- GERAÇÃO AGELESS: TODA MULHER DEPOIS DOS 40 ANOS PERTENCE A NOVA GERAÇÃO SEM IDADE?
Quem são as representantes da Geração AGELESS? Quando e onde surgiu essa geração? É no mundo todo? O que o novo conceito de feminismo tem a ver com essa era de consumidoras e empreendedoras, que querem mais respeito das marcas? Por que essa Mulher 40+ ainda não se sente representada nos produtos e pelo mercado publicitário? Como lucrar no mercado da Maturidade? Tem mercado?
- MULHER + GLOBALIZAÇÃO = ESSA SOMA DÁ MUITO SAMBA!
Pesquisas recentes indicam que a Mulher tem mais habilidades natas que são fiéis à globalização do que os homens. Flexibilidade, maior empenho nos estudos, capacidade de gerir família, filhos e carreira estão entre as fórmulas certeiras para encaixe no mundo moderno. Como alinhar os homens para a Era da Igualdade ou Equalidade, otimizando potenciais de gênero?
- NEW AGEING MARKET: MERCADO ASSERTIVO PARA AS PRÓXIMAS DÉCADAS
O que é AGEING e por que vai se falar muito sobre isso? A idade média do consumidor ativo está mudando? O que o Empoderamento Feminino tem a ver com o aumento de consumo Ageing? Onde colocar o dinheiro e que tipo de produto terá mais retorno no mercado feminino?
Tipos de Trabalhos:
- Jornalistas
- Mestre de Cerimônias
- Beleza
- Motivação
- Mulheres de Sucesso
- Presença Vip
- Moderador de Debates