Rosaura Soligo é formada em Psicologia e Pedagogia, mestre e doutora pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC) na mesma universidade. É coordenadora de projetos do Instituto Abaporu de Educação e Cultura, parceiro de várias Secretarias de Educação no país.
Iniciou seu percurso profissional como professora de escola pública na periferia de São Paulo há quarenta anos, atuando nos anos iniciais do Ensino Fundamental, especialmente com alfabetização. A essa experiência se somaram outras importantes: integrou a equipe de formadores da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo na Gestão Paulo Freire, a equipe pedagógica que criou a Escola Cooperativa (de pais de alunos) na capital paulista, a equipe de consultoria a programas de formação e reorientação curricular do Ministério da Educação e a equipe de direção do Instituto Abaporu. No Ministério da Educação, os principais projetos, sempre em coautoria, foram: Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental I, Referenciais para a Formação de Professores, Programa Parâmetros em Ação e Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA), todos de âmbito nacional. Com o grupo do Instituto Abaporu, há 15 anos desenvolve trabalhos de parceria em várias regiões, sendo os mais abrangentes realizados no município de São Luís do Maranhão (2002 a 2008) e no estado do Acre (desde 2005), dos quais se destacam respectivamente dois programas bastante inovadores: São Luís Te Quero Lendo e Escrevendo e Asinhas da Florestania – este de educação domiciliar, destinado a crianças de 4 e 5 anos residentes em comunidades amazônicas de difícil acesso.
A experiência com esses projetos de docência, coordenação pedagógica, formação continuada, reorientação curricular, gestão, supervisão, produção de material didático impresso e videográfico, desenho e acompanhamento de programas educacionais e documentação da prática profissional, em instituições públicas e privadas, constituiu um amplo conhecimento práxico nessas áreas.
Realiza atualmente cursos de formação via cartas, que têm se consolidado como espaços importantes de intercâmbio entre educadores, produção de conhecimento sobre metodologias, desprivatização da prática profissional e sistematização do saber da experiência.
É autora de livros, publicações institucionais e outros textos na área da educação e integra o GLEACE – Grupo Latinoamericano de Especialistas en Alfabetización y Cultura Escrita e a BIOgraph – Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica.