Em 1965, aos 17 anos, foi estudar na Hohere Graphische Bundeslehr-und-Versuchsanstalt, em Viena, uma das escolas de design mais famosas da Europa. Venceu vários concursos enquanto ainda era estudante. Quando se formou, em 1970, foi contratado por uma empresa vienense de programação visual.
Em 1974, depois de ler uma reportagem sobre o design publicitário produzido por profissionais brasileiros, Hans Donner decidiu vir ao país. Após tentativas frustradas de conseguir emprego, acabou sendo apresentado – pelo fotógrafo David Drew Zingg – a Walter Clark, então diretor-geral da TV Globo. Na época, a emissora não tinha um departamento de arte, e as aberturas dos programas eram realizadas por uma firma terceirizada. Ao ver os trabalhos do designer, Walter Clark o contratou imediatamente.
Antes de se mudar definitivamente para o Brasil, Hans Donner ainda voltou para a Áustria. No avião, rabiscou no guardanapo o que seria a nova marca da Globo.
Oito meses depois, desenvolveria toda uma nova identidade visual para a emissora, que incluía logotipos, papéis de carta, novo design para a pintura dos carros, selos de discos e mais um rolo de filme de 35mm com diversas animações. A entrada de Hans Donner na Globo, em 1975, coincide com os 10 anos da emissora e, também, com a consolidação das transmissões em cores no país.
A computação gráfica foi adotada pela equipe de Hans Donner no início da década de 1980, a partir do contato com José Dias, da área técnica da Globo, e com o New York Institute of Technology. Os investimentos pioneiros da emissora no trabalho de três profissionais de São Francisco levaram à formação da Pacific Data Image, que se tornou uma das mais importantes produtoras de imagens em computação gráfica do mundo – e responsável pela realização de várias criações de Hans Donner entre 1981 e 1983. Em 1984, José Dias montou uma estrutura de computação gráfica na própria Globo, que daria origem, no ano seguinte, à Globo Computação Gráfica.
Além das logomarcas da empresa, Hans Donner também concebeu e produziu as aberturas de quase todos os programas da Globo desde a década de 1970. Entre os seus primeiros trabalhos de maior destaque, estão as aberturas do Fantástico criadas a partir de 1983, além das aberturas dos humorísticos Planeta dos Homens (1976) e Viva o Gordo (1982) e das novelas Elas por Elas (1982). Outro trabalho marcante de Hans Donner foi a criação da abertura da novela O Dono do Mundo (1991), na qual recriou a famosa sequência do filme O Grande Ditador (1937), de Charles Chaplin.
Ainda no começo dos anos 1980, Hans Donner venceu a concorrência para a criação dos novos cenários do jornalismo da Globo. Em 1990, foi o responsável pela criação da vinheta de carnaval Globeleza, estrelada pela modelo Valéria Valenssa – com quem se casou em 2002.
Hans Donner também realizou trabalhos fora da Globo. Em 1986, foi responsável pela marca e pelo filme comemorativo dos 10 anos do Centro Georges Pompidou, em Paris. Lá, teve a inspiração para criar o projeto Time Dimension, um novo conceito para medir a passagem do tempo. Em 2008, assinou um contrato com a Microsoft para lançar o Timension, um relógio com design futurista, sem números ou ponteiros, que marca as horas a partir da dinâmica de dois círculos concêntricos, trabalhando com variações de claro e escuro.
Hans Donner já apresentou seus trabalhos em diversas exposições. Em 1997, foi homenageado pela escola de samba Mocidade Alegre, de São Paulo, que desfilou com o samba-enredo O Mago do Universo.
Na década de 2010, continuou criando aberturas para a Rede Globo, tendo Alexandre Pit Ribeiro em sua equipe. Em 2012, foram seis novelas: Flor do Caribe, Amor Eterno Amor, Avenida Brasil, Cheias de Charme, e os remakes de Gabriela e Guerra dos Sexos. No ano seguinte, assinou as aberturas da minissérie O Canto da Sereia e do seriado Pé na Cova.
Hans Donner é diretor de designer da Globo.
Palestras
Hans Donner aborda temas sobre sua história de vida, a relação e a paixão pelo Brasil, a criação da marca e a identidade visual da Rede Globo, a concepção do timedimension e a associação com a Microsoft, numa palestra eletrizante que mistura razão e emoção na dose certa.
A palestra ministrada pelo mestre da multimídia HANS DONNER, o mais completo sinônimo de criatividade e inovação e um dos nomes mais expressivos do design no mundo.
Temas de Palestras:
- Mantenha o sonho vivo e siga realizando
Uma palestra inspiradora com Hans Donner.
Em épocas de turbulência como a que estamos vivenciando agora, todos precisam de uma dose extra de inspiração para seguir perseguindo os sonhos e metas com perseverança, crença, garra, foco e determinação.
É exatamente esta a mensagem central da nova palestra do mestre da inovação em nosso país, o designer Hans Donner.
Num paralelo com seus próprios desafios e com a sua reconhecida capacidade de superação, Hans enfatiza sempre o lado humano das conquistas
e aborda entre outros os seguintes tópicos:
- Como inspirar equipes para ideias inovadoras;
- Como dinamizar marcas para que se mantenham vivas;
- O Design como o diferencial competitivo definitivo;
- Como desenvolver uma percepção estratégica;
- Como inovação e Design se associaram para gerar uma nova quebra de paradigma.
- Um Encontro Inspirador com o Mestre da Inovação
Uma trajetória única.
Você acha que já viu e ouviu tudo a respeito de superação?
Então aguarde até ouvir o que significa trocar aos 25 anos os encantos da fabulosa Viena, no coração da Europa, para tentar a sorte num lugar lá embaixo no mapa chamado Brasil.
E após vencer todos os desafios possíveis e imagináveis, se tornar o mais respeitado designer de televisão do mundo.
As lições contidas numa experiência como esta são demonstrações que para além da capacidade de se superar, revelam um talento único para unir coragem, visão, paixão e persistência.
Uma obra incomparável.
Criar a marca que se tornaria a mais valiosa do Brasil é apenas uma parte da história. Levar o nome do país à condição de maior potência do mundo na área de videografismo é talvez a parte menos conhecida e mais importante desta mesma história.
Uma obra que agora está prestes a atingir o seu ápice com o lançamento do primeiro design do tempo, propondo a inauguração de uma nova e inspiradora forma de visualizar a passagem das horas, minutos e segundos, uma era que nasce a partir do Brasil e que tem potencial para influenciar todo o mundo e posicionar o país definitivamente no mapa do mundo globalizado.
Um nome. Uma Marca
O nome que se tornou sinônimo de criatividade, inovação e tecnologia conduz a audiência a uma inspirada viagem pelo seu universo, perfilando com entusiasmo algumas de suas mais célebres criações.
Uma trajetória que tem como destino a descoberta de ilimitados potenciais em tudo aquilo que, como o designer faz questão de reafirmar, é feito com paixão, deixa também uma mensagem importante para as novas gerações e para todos aqueles que estão em busca de resultados pessoais e profissionais: as oportunidades estão nos detalhes, naquilo que Hans Donner chama de a magia divina que rege as nossas vidas.
Por tudo isso, a palestra de Hans Donner traz uma intensidade que transcende largamente o caráter puramente motivacional. O mais apropriado é atribuir a este encontro com o grande mestre da inovação e do design, o adjetivo inspiracional.
Outros Temas de Palestras:
- Módulo I - Resumo Biográfico: Quem é Hans Donner
- Raízes
- Descoberta do Brasil
- Desafios
- Superações
-Módulo II - Rede Globo - A Construção da Marca Mais Valiosa do País
- Talento
- Criatividade
- Equipe
- Módulo III - O Reconhecimento do Brasil lá Fora e a Brasilidade
- Auto Estima
- Os Valores Que Cada Um é Capaz de Agregar
- Visão Global
- Módulo IV - TIMEDIMENSION - A Associação Com a Maior Empresa do Planeta, a Microsoft/Windows Vista
- Inovação
- Persistência
- Sonhar o Impossível