Alexandre Borges



Alexandre Borges

Alexandre Borges é o presidente da empresa de produtos naturais Mãe Terra, maior negócio do ramo no Brasil. O empresário foi o responsável pela venda da marca para a Unilever, além de tocar o projeto de globalização dentro do grupo, de forma que os produtos sejam exportados.

Alexandre Borges é o presidente da empresa de produtos naturais Mãe Terra, maior negócio do ramo no Brasil. O empresário foi o responsável pela venda da marca para a Unilever, além de tocar o projeto de globalização dentro do grupo, de forma que os produtos sejam exportados. 

Ainda é conhecido por ser o criador de outras empresas, como o “Flores Online”, startup que foi vendida na primeira década dos anos 2000. 

Cresceu no meio de uma família “natureba”, como o empresário denomina. O que fez com que, desde cedo, se identificasse com alimentos e uma vida mais saudável. 

Após se formar em administração, Borges se mudou para os Estados Unidos. No período, ele aceitou uma proposta para trabalhar como trainee na Mastercard. Alexandre revezava seu tempo entre o trabalho na multinacional de cartões de crédito e a função de caixa noturno na rede Whole Foods. Uma das principais empresas voltadas ao consumo de produtos orgânicos do mundo (Foi nesse período que Borges retomou seu interesse pele setor de produtos saudáveis). Com isso, se deparou com novos conceitos de empreendedorismo. Tal experiência teve importância no modelo de gestão que ele aplicou em seus negócios posteriores. 

Em 2007, comprou a Mãe Terra. 

Aplicando alguns conceitos, entre eles “erotização do produto”, conhecer a área de produção, e não “abandonar” as origens, Borges fez com que a empresa se tornasse uma das principais do setor no país. 

Em 2017, negociou a Mãe Terra com a Unilever. No processo, ele se tornou CEO da Mãe Terra e um dos sócios do grupo. 

As receitas contemporâneas, de fazer a comida natural e vendê-la, fizeram com que o negócio se tornasse referência para a área no país. O investimento foi focado na criação de uma filosofia de que a comida saudável também poderia ser prazerosa. Além disto, a marca utilizou de parcerias com figuras públicas, como Bela Gil e empresas, e a GOL, para se consolidar no mercado. No processo, se tornou CEO da empresa. O empresário é um dos responsáveis do projeto de internacionalização da marca. 

Temas de Palestras:

- Agronegócio - Agrobusiness 
- Criatividade e Cooperação
- Empreendedorismo
- Franchising
- Gastronomia - Saudável/Vegana/Vegetariana
- Gestão
- Inovação em Vendas
- Qualidade de Vida
- Startup
- Saúde - Nutrição / Nutricionistas
- Vendas

Tipos de Trabalhos:

- Empresários

 

AT 01-20