Especialista em Criatividade, Inovação e Transformações Organizacionais, realiza trabalhos de Consultoria, Seminários, Palestras e atua como Facilitadora de Equipes de Geração de Idéias.
Trabalha para empresas como Banco Real, Basf, Pepsico e Shell e foi multiplicadora para a América Latina do Programa de Criatividade da IFF- Essências e Fragrâncias
Graduada em Comunicações pela FAAP /SP e mestranda na USP, sua formação específica inclui: Especialização em Metodologia do Ensino da Criatividade na Creative Education Foundation da Universidade de Nova York. Formação como docente do Pensamento Lateral com o Prof. Edward de Bono no Management Center Europe, na Bélgica. Formação como Facilitadora de Grupos de Geração de Idéias e em Liderança Criativa no Center for Creative Leadership na Carolina do Norte. É Psicodramatista com Formação em Dinâmica de Grupos na PUC/SP e na Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupos.
É autora do capitulo "Estímulo, Desenvolvimento e Resgate da Criatividade nas Organizações" para o Manual de Treinamento & Desenvolvimento e do livro "Porta Idéias : Um Guia Para Você Estimular, Guardar e Aprimorar Idéias".
Temas das Palestras:
- Surfando no Tsunami:
A crise financeira atual nos afetará ou não? Se sim, como e quanto? Se V. está preocupado, vale lembrar que crises fazem parte da vida e normalmente contribuem para o crescimento das pessoas, empresas e países envolvidos.
A intenção desta palestra não é fazer previsões. Trata-se de um apanhado de minha experiência como consultora em criatividade, quando atuei com empresas em crise, bem como o que vi e vivi como pessoa e cidadã. Pretendo apontar algumas atitudes e comportamentos que poderão ajudá-lo a viver o impacto do momento, ajudá-lo a ajudar sua empresa e sobretudo mostrar como V. pode se destacar positivamente no seu ambiente de trabalho.
- A Criatividade no Mundo dos Negócios: Competitividade, Lucratividade e Realização - Panorama dos benefícios gerados pelas inovações nas empresas e formas de atingi-los:
Metodologia :. Exposição participativa e exercícios de aplicação do conteúdo
- A Era da Metamorfose Ambulante - Etapas da evolução das carreiras organizações e formas de administrá-las:
Metodologia : Exposição participativa e dinâmicas.
- Investindo no Imprevisível - Tomada de Decisões num Mundo Mutante:
Metodologia :. Exposição participativa e exercícios de aplicação do conteúdo
- Como Se Desenvolver Profissionalmente Sem Perder a Cabeça - Diagnóstico e planejamento de carreira e marketing pessoal:
Metodologia : Exposição participativa e exercícios de aplicação do conteúdo
- A Volta à Era dos Caçadores - Panorama das novas necessidades organizacionais e as transformações comportamentais decorrente dela:
Metodologia : Relato de lenda e dinâmicas
- As 1001 Lições Para Lidar Com a Concorrência - Como gerar diferenciais competitivos de forma ética e inovadora:
Metodologia : Metáfora com a Lenda das 1001 Noites e dinâmicas
- Criatividade ao Alcance de Todos - Como gerar, selecionar, vender e implementar idéias
Metodologia : Exposição participativa, dinâmicas e exercícios de aplicação do conteúdo
- A Construção da Realidade - Dicas e discussão das habilidades necessárias para a realização de objetivos
Metodologia : Relato de lenda e dinâmicas
- Como Se Desenvolver Profissionalmente Sem Perder a Cabeça:
Metodologia : Como aliar aprendizado e crescimento profissional de maneira prazerosa, sem stress e sem desperdício de tempo
- O Poder do Desafio:
Metodologia : Como fazer dos desafios e metas instrumentos que geram - em vez de stress, tensão e frustração - motivação, realização profissional e sucesso.
- Fazer o Que Gosto / Gostar do Que Faço:
Metodologia : Atitudes e formas de organização do trabalho que acrescentam criatividade e prazer às tarefas e reduzem a sobrecarga negativa no trabalho oriunda de problemas de relacionamento interpessoal , repetições e falta de visão do todo.
Outros Temas de Palestra:
- A Inovação como Instrumento da Empresa Competitiva
Ampliação da criatividade, flexibilidade e receptividade a mudanças e inovações
O papel da inovação enquanto recurso estratégico
Formas de se estimular, resgatar e disseminar a inovação
Geração e avaliação de idéias
- As Mil e Uma Lições para Lidar com a Concorrência
O processo criativo na busca de soluções para o cliente
Subsídios para a avaliação e antecipação às necessidades dos clientes
Comportamento ético, proativo e com visão de longo prazo
- Reuniões Produtivas
Idéias e decisões em grupo
Fim do desperdício de tempo durante as reuniões
Participação, comprometimento e aproveitamento da diversidade de opiniões
A divergência em benefício das decisões
- Tomada de Decisões
Decisões de Qualidade
Instrumentos para a condução do processo decisório
Redução de comportamentos improdutivos típicos do processo decisório
Visão sistêmica e de longo prazo