Washington Olivetto

Londres/EU


Washington Olivetto

Washington Olivetto, publicitário brasileiro, responsável por algumas das campanhas mais importantes da propaganda nacional.

Washington Olivetto, publicitário brasileiro, responsável por algumas das campanhas mais importantes da propaganda nacional.

Cursou a faculdade de publicidade pela Fundação Armando Álvares Penteado, mas não concluiu o curso.

Iniciou sua carreira profissional em 1969, aos dezoito anos, como redator em uma agência de publicidade, na qual foi procurar vaga como estagiário, ao ter o pneu de seu carro furado em frente à empresa.

Depois de três meses já havia produzido seu primeiro comercial para a empresa Deca, que conquistou o prêmio Leão de Bronze no Festival de Publicidade de Cannes.

No ano seguinte foi trabalhar na DPZ onde, em 1974, ganharia o primeiro prêmio Leão de ouro da publicidade nacional no Festival de Publicidade de Cannes, com o filme Homem com mais de quarenta anos.

Na mesma agência, faria dupla de criação com o diretor de arte Francesc Petit, com quem realizou inúmeros trabalhos premiados.

A dupla ainda foi responsável pela criação do garoto-propaganda da Bombril, com o ator Carlos Moreno, que acabou nas páginas do Guinness Book como o garoto-propaganda de maior tempo de permanência no ar, alcançando na época o décimo sexto ano de execução e mais de 340 filmes.

Saiu da DPZ para associar-se à agência de publicidade suíça GGK (tornando-se W/GGK), em 1986.

Junto com os sócios Gabriel Zellmeister e Javier Llussá Ciuret, passariam a ter o controle total da agência e passaria a ser chamada de W/Brasil.

Posteriormente, teria filiais nos Estados Unidos (W/USA), Portugal (W/Portugal) e Espanha (Alta Definición & Washington Olivetto, ou W/Espanha).

A W/Brasil se tornaria uma das agências mais premiadas do mundo, com quase mil prêmios, entre Leões no Festival de Cannes, Clio Awards, CCSP e outros.

Ganhou mais de 50 leões de Cannes. Na W/Brasil, foi responsável pela criação de vários comerciais memoráveis, entre eles os filmes para a fabricante de sapatos Vulcabras, o cachorro da Cofap, o casal Unibanco, entre outros.

Os filmes Hitler (1989), para a Folha de S.Paulo, e do Primeiro Sutiã (1987), para a Valisère, são os únicos comerciais brasileiros a constarem na lista mundial dos 100 maiores comerciais de todos os tempos.

Em 2005, foi lançada a biografia da sua empresa, Na toca dos leões, escrita por Fernando Morais, que narra sobre a sua vida e o seu sequestro, no final de 2001.

Em abril de 2010 a W/ de Washington Olivetto se uniu a McCann, gerando a W/McCann, uma das 5 maiores agências do Brasil e a maior do Rio de Janeiro.

Washington Olivetto é Chairman da W/McCann e CCO da McCann Worldgroup América Latina e Caribe.

Publicou seu 6o. livro: Só os Patetas jantam mal na Disney, pela Editora Panda Books. É ainda autor de Corinthians, É Preto no Branco com seu amigo e jornalista Nirlando Beirão, Os piores textos de Washington Olivetto, Corinthians x Os Outros, O Primeiro a Gente Nunca Esquece e O que a vida me ensinou.

Ganhou mais de cinquenta Leões no Festival de Publicidade de Cannes.

Foi o único latino-americano a ganhar o prêmio Clio Awards em 2001, com um comercial de TV para a Revista Época.

Foi considerado como o mais criativo publicitário dos últimos trinta anos na premiação Profissionais do Ano, organizada pela TV Globo.

É considerado uma das 25 figuras-chave de publicidade do mundo pela revista britânica Media International.

Foi eleito duas vezes o publicitário do século pela Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade (ALAP) e pelo site de notícias sobre propaganda brasileira do Monitor Mercantil.


Temas de Palestras:

- Atendimento ao Cliente
- Competitividade
- Comunicação Corporativa - Expressão Verbal
- Empreendedorismo
- Empresários / Executivos de Sucesso
- Gestão de Pessoas
- Jornalistas
- Marketing / Comunicação
- Motivação
- Publicidade
- Qualidade de Vida
- Superação de Desafios / Mudanças
- Trabalho em Equipe / Disciplina

AT 07-09