Washington Olivetto, publicitário brasileiro, responsável por algumas das campanhas mais importantes da propaganda nacional.
Cursou a faculdade de publicidade pela Fundação Armando Álvares Penteado, mas não concluiu o curso.
Iniciou sua carreira profissional em 1969, aos dezoito anos, como redator em uma agência de publicidade, na qual foi procurar vaga como estagiário, ao ter o pneu de seu carro furado em frente à empresa.
Depois de três meses já havia produzido seu primeiro comercial para a empresa Deca, que conquistou o prêmio Leão de Bronze no Festival de Publicidade de Cannes.
No ano seguinte foi trabalhar na DPZ onde, em 1974, ganharia o primeiro prêmio Leão de ouro da publicidade nacional no Festival de Publicidade de Cannes, com o filme Homem com mais de quarenta anos.
Na mesma agência, faria dupla de criação com o diretor de arte Francesc Petit, com quem realizou inúmeros trabalhos premiados.
A dupla ainda foi responsável pela criação do garoto-propaganda da Bombril, com o ator Carlos Moreno, que acabou nas páginas do Guinness Book como o garoto-propaganda de maior tempo de permanência no ar, alcançando na época o décimo sexto ano de execução e mais de 340 filmes.
Saiu da DPZ para associar-se à agência de publicidade suíça GGK (tornando-se W/GGK), em 1986.
Junto com os sócios Gabriel Zellmeister e Javier Llussá Ciuret, passariam a ter o controle total da agência e passaria a ser chamada de W/Brasil.
Posteriormente, teria filiais nos Estados Unidos (W/USA), Portugal (W/Portugal) e Espanha (Alta Definición & Washington Olivetto, ou W/Espanha).
A W/Brasil se tornaria uma das agências mais premiadas do mundo, com quase mil prêmios, entre Leões no Festival de Cannes, Clio Awards, CCSP e outros.
Ganhou mais de 50 leões de Cannes. Na W/Brasil, foi responsável pela criação de vários comerciais memoráveis, entre eles os filmes para a fabricante de sapatos Vulcabras, o cachorro da Cofap, o casal Unibanco, entre outros.
Os filmes Hitler (1989), para a Folha de S.Paulo, e do Primeiro Sutiã (1987), para a Valisère, são os únicos comerciais brasileiros a constarem na lista mundial dos 100 maiores comerciais de todos os tempos.
Em 2005, foi lançada a biografia da sua empresa, Na toca dos leões, escrita por Fernando Morais, que narra sobre a sua vida e o seu sequestro, no final de 2001.
Em abril de 2010 a W/ de Washington Olivetto se uniu a McCann, gerando a W/McCann, uma das 5 maiores agências do Brasil e a maior do Rio de Janeiro.
Washington Olivetto é Chairman da W/McCann e CCO da McCann Worldgroup América Latina e Caribe.
Publicou seu 6o. livro: Só os Patetas jantam mal na Disney, pela Editora Panda Books. É ainda autor de Corinthians, É Preto no Branco com seu amigo e jornalista Nirlando Beirão, Os piores textos de Washington Olivetto, Corinthians x Os Outros, O Primeiro a Gente Nunca Esquece e O que a vida me ensinou.
Ganhou mais de cinquenta Leões no Festival de Publicidade de Cannes.
Foi o único latino-americano a ganhar o prêmio Clio Awards em 2001, com um comercial de TV para a Revista Época.
Foi considerado como o mais criativo publicitário dos últimos trinta anos na premiação Profissionais do Ano, organizada pela TV Globo.
É considerado uma das 25 figuras-chave de publicidade do mundo pela revista britânica Media International.
Foi eleito duas vezes o publicitário do século pela Associação Latino-Americana de Agências de Publicidade (ALAP) e pelo site de notícias sobre propaganda brasileira do Monitor Mercantil.
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