Walter Araújjo

São Vicente/SP


Walter Araújjo

Walter Araujjo é Profissional Autodidata e autor de livros publicados da área de VISUAL MERCHANDISING (VITRINE) com 28 anos de carreira no mundo da Moda, da Beleza e do Visual Merchandising.

Walter Araujjo é Profissional Autodidata e autor de livros publicados da área de VISUAL MERCHANDISING (VITRINE) com 28  anos de carreira no mundo da Moda, da Beleza e do Visual Merchandising.

Em sua trajetória acumula diplomas e troféus, destacando-se o Troféu Imprensa.  Já trabalhou com Redes de Lojas Nacionais e Multinacionais em outros países nos segmentos de:

  • Moda (roupas, calçados, acessórios)
  • Beleza (perfumes e cosméticos)
  • Eletrônicos e Informática
  • Supermercados (alimentos/bebidas)

Ministra palestras de VISUAL MERCHANDISING sobre decoração interna e externa em todos os segmentos comerciais com foco em VENDAS.

A palestra é destinada a todos os profissionais do comércio em geral que em algum momento precisam expor produtos no segmento em que atuam (Vitrinistas, Vendedores, Promotores, Supervisores , Gerentes  e Proprietários de lojas).  Terão a oportunidade de adquirir novas ideias, utilizando materiais inusitados, reciclados, desenvolvendo técnicas simples, de baixo custo e criativas no ambiente de trabalho, com o objetivo de aumentar as vendas, apostando na inovação constante e procurando criar soluções práticas para driblar a crise que afeta o comércio em geral.

Enquanto para alguns, é a oportunidade de aprender uma nova profissão, para outros é a chance de adquirir diferentes técnicas, atualizar-se e trocar informações. A palestra visa apresentar de forma rápida, simples e objetiva, técnicas de exposição de forma atrativa. De maneira que o indivíduo consiga projetar, pôr em prática e melhorar a imagem do ambiente através da decoração de vitrines ou qualquer ambiente interno de seu estabelecimento, que podem ser utilizadas no comércio em geral obtendo assim, um melhor resultado nas vendas.

Considerando que a vitrine é o cartão de visitas da loja, e seu objetivo é atrair o cliente. É através dela que o consumidor decide conhecer melhor um produto que lhe interessou ou as possibilidades que uma marca oferece. Por isso, deve ser planejada cuidadosamente para seduzir o cliente e atingir o seu objetivo: VENDER!

Na palestra os participantes conhecerão mais sobre o fascinante universo do Visual Merchandising e aprenderão como planejar  vitrines para atingir seu público alvo. São utilizadas imagens e explicações detalhadas de  trabalhos criativos ao redor do mundo, com exemplos de utilização de diversos materiais, inclusive materiais simples, de baixo custo, principalmente utilizando o conceito da RECICLAGEM não apenas como forma de Conscientização e preservação do meio ambiente, mas também obtendo  uma redução considerável nos custos da montagem e valorizando o produto exposto de forma impactante.

A apresentação é uma aula de maneira simplificada, e criativa, valorizando o  indivíduo para obter resultado no trabalho, ensinando a  desenvolver objetos decorativos e a utilização da criatividade em todos os segmentos.

Tópicos

O Profissional que atua na área
•Vitrinista – comportamento de um profissional
•Relação: Vitrinista x lojista x Cliente
Origem:
•Vitrine - Histórico da origem e significados da promoção Visual
•Vitrine - Objetivos (sua importância nas vendas e na imagem da loja).

Estrutura da vitrine
•Partes integrantes da vitrine,
•Piso; Laterais; Fundo; Teto,
•Sistema de iluminação.

Tipos de vitrines
•Características da construção,
•Promocionais, Comemorativas, Interativas entre outras.

Ferramentas de trabalho e materiais básicos (finalidade e manejo)
•Ferramentas,
•Materiais.

A cor na composição da vitrine
•A psicologia das cores e a influência nas vendas.
Saber utilizar as cores, conforme a influência psicológica no consumidor, é de suma importância no resultado das vendas.

Técnicas de iluminação
•Iluminação (certo e errado)
A iluminação da vitrine para dar mais destaque à exposição.

Técnicas de exposição e manuseio de mercadorias
•Diferentes formas de exposição (pirâmide normal e inversa)
•Manuseio de mercadoria (valorização do produto)

Planejamento de tema
•Planejamento (pesquisa)
•Verba disponível, material, tempo
•Concretização da idéia
•Produto a expor
•Identificando o público alvo.

Execução da vitrine
•    Procedimentos prévios (limpeza e detalhes na iluminação)
•    Preparação da mercadoria (aparência, aspecto geral do produto)
•    Exposições de acordo com a mercadoria e objetivos promocionais específicos
•    Elementos decorativos (recicláveis ou não)
•    Trabalhando com o que tem disponível no momento
•    Montagem da vitrine

*Para as palestras em comum acordo conforme os custos, podem ser entregues apostilas e certificados de participação.

Superação (minha história)

Todos temos problemas e enfrentamos fases difíceis em nossas vidas.  Aos 5 anos perdi meu pai em um acidente com bala perdida, causada pelo pai das crianças que eram minhas amigas, inclusive naquele momento fatídico de um sábado de aleluia eu brincava na casa delas.

Na fase adulta perdi 2 irmãs com câncer, ambas descobriram tarde, praticamente não tiveram tempo de se tratarem ou fazer cirurgias de remoção dos tumores. Foram perdas terríveis para nós, desde então toda família ficou em alerta fazendo exames periódicos, preventivos.  Em 2016 após ter feito exames de rotina, descobri que tinha câncer, passei por muitas sessões de quimioterapias e após meses de sofrimento em um cenário bem triste, onde o sofrimento maior era ver tanta gente padecendo desta doença terrível.

Em um ambiente assim, você se despe de toda vaidade, de toda ambição e a única coisa que pede a Deus é a cura, ter mais tempo de vida. Milhares de pessoas passavam por aquele lugar e mesmo assim, algumas pessoas sorriam, mantinham a esperança de cura, eram positivas, faziam planos para o futuro.  Algumas pessoas eu não encontrava em outras sessões, e ficava me perguntando o que teria acontecido.

Hoje tenho dois livros técnicos publicados, um de Visual Merchandising e outro que é um Curso de Vitrines, áreas que sempre trabalhei, direta e indiretamente, além de mais 3 livros de Auto Ajuda. Retomei minhas palestras, recentemente fui convidado para entrevista em um programa de tv e estou muito feliz com esta nova fase, em ter superado e percebido que o mais importante é ter saúde, viver bem e feliz.

Percebi que  tudo na vida é SUPERAR: superar as dificuldades nos relacionamentos, na vida profissional, quando há crises familiares ou amigos não tão gratos. Superar perdas de seres amados.....superar e levantar após uma queda.  Superar e sobreviver às dificuldades, ser menos egoísta, menos fútil.  É importante que em algum momento de nossas vidas possamos perceber o quanto a vida é frágil, que não devemos reclamar de tudo. E após os desastres descobrimos o quanto somos fortes, e que viver vale a pena. Por mais difícil que seja o problema, sempre há alguém padecendo mais do que nós. Talvez acordar para vida seja visitar um hospital, e perceber que não temos problemas. Que tudo passa e temos que seguir nossa caminhada...vendo o lado bom nos mínimos detalhes. A vida é tudo, menos insignificante. A vida é AGORA...pois não sabemos a nossa hora, por isso te digo minha querida, meu querido...viva a VIDA, valorize sua família, seus amigos, sua SAÚDE!!!

Tema de Palestras
- Superação
- Merchandising

AT 7-8