Ricardo Poli

São Paulo/SP


Ricardo Poli

Engenheiro de Alimentos pela UNICAMP, foi fundador e gestor da Empresa Júnior dessa faculdade, o GEPEA-EJ. Se especializou em marketing e comunicação pela ESPM, onde também concluiu lá seu MBA. Exerceu a função de consultor e assessor de marketing para inúmeras empresas, sendo também professor de cursos de pós-graduação em instituições como: FAAP, MACKENZIE, FGV/RJ, ESPM, dentre outras. Atualmente, é professor da Casa do Saber.

Professor, palestrante, provocador e piadista.

Engenheiro de Alimentos pela UNICAMP, foi fundador e gestor da Empresa Júnior dessa faculdade, o GEPEA-EJ. Se especializou em marketing e comunicação pela ESPM, onde também concluiu lá seu MBA. Possui mestrado em comunicação em semiótica pela PUC/SP e é professor universitário há cerca de 25 anos, onde lecionou disciplinas relacionadas a marketing e estratégia, principalmente nos cursos de graduação em administração de empresas e comunicação social (publicidade e propaganda) da ESPM. Nesse mesmo período, exerceu a função de consultor e assessor de marketing para inúmeras empresas, sendo também professor de cursos de pós-graduação em instituições como: FAAP, MACKENZIE, FGV/RJ, ESPM, dentre outras. Atualmente, é professor da Casa do Saber.

Temas das Palestras

- Marketing, Estratégia, Startup

Porque todos trabalham no departamento de marketing

Uma visão prática sobre assuntos ligados a marketing.

Marketing esportivo, marketing político, marketing social, marketing de varejo, marketing institucional, marketing pessoal, marketing digital, marketing multinível, marketing direto (existe o indireto?), marketing de incentivo, marketing de relacionamento. Afinal, o que é marketing? A que ele se destina? Engana ou seduz? É fonte de despesa ou receita? Porque se conflita tanto com os criativos e o pessoal de vendas? Só serve para grandes empresas? É a principal causa do fracasso ou do sucesso?  Como defini-lo? Qual sua lógica? Essa palestra pretende resgatar o sentido original desse “tal de marketing”, bem como demonstrar que ele está presente no cotidiano de todo e qualquer negócio, ainda que não seja denominado como tal. Afinal, todos as pessoas de uma instituição trabalham no departamento de marketing.

- Gestão de Negócios, Comunicação

Para se inventar ou reinventar um negócio

Antes das melhores respostas, é necessário saber fazer as melhores perguntas

Uma visão prática de assuntos ligados a estratégia.

De fácil constatação, é inegável a recente onda ligada ao empreendedorismo e ao surgimento das startup´s. Entretanto, grande parte dos negócios que se intitulam inovadores não chegam a lugar nenhum, ainda que sejam suportados pela tecnologia ou por uma nova maneira de se enxergar o mundo. Por outro lado, ainda se faz presente, mesmo diante das transformações desse mesmo mundo, negócios que vêm perdurando por décadas, mas sem o desempenho de tempos passados. O que fazer diante disso? Como se inventar e reinventar com inteligência? Uma boa ideia pode se tornar um bom negócio? Novas ideias servem para negócios tradicionais? Diante da realidade atual, tudo se inicia por saber fazer as melhores perguntas. Porque de nada adianta a resposta certa quando se está no caminho errado.

Outros Temas de Palestras

Marketing,
Estratégia,
Novos Negócios,
Negócios Tradicionais,
Startup´s,
Empreendedorismo,
Pensamento Estratégico Acessível,
Invencão e Reinvenção de Negócios,
Marketing & Vendas,
Motivação com Conteúdo de Marketing,
Marketing para quem não é da área Marketing,                                 
Visão Estratégica.

 

AT 7-8