Formada em jornalismo pela PUC-SP e iniciou-se na televisão na TV PUC e TV Cultura.
Já formada trabalhou no Canal Rural e, em 2000, aceitou o convite da Globo para trabalhar na Afiliada Matogrossense da emissora, a TV Centro América, onde foi repórter e apresentadora de um dos telejornais locais, o MTTV.
Depois de uma temporada no Centro-Oeste voltou a São Paulo ao ser contratada pela RedeTV!.
Cumpriu as funções de repórter e, um ano depois de sua chegada, foi convidada para ser âncora do telejornal Leitura Dinâmica, substituindo o jornalista Milton Jung.
Foi a primeira apresentadora do Leitura Dinâmica no atual formato diário.
Ficou nesse telejornal por 3 anos quando foi transferida para o Jornal da TV! para compor a bancada com o jornalista Augusto Xavier, durante a licença-maternidade da apresentadora titular, Cláudia Barthel. Rita logo foi efetivada no telejornal.
Em 2005, com uma remodelação do jornalismo na emissora, o jornal teve seu nome alterado para RedeTV! News e Augusto Xavier foi substituído pelo apresentador Marcelo Rezende.
Em 2006 idealizou, produziu e gravou uma série especial de reportagens sobre transplantes de órgãos no mesmo jornalístico.
A reportagem que mais chamou a atenção foi a primeira, na qual entrevistava sua própria mãe, então na fila de transplante.
A série foi finalista no 8º Prêmio Imprensa Embratel na categoria "Reportagem de Televisão".
Rita permaneceu no telejornal por oito anos, até dezembro de 2011.
No início de 2012 foi para a TV Bandeirantes, onde foi Repórter e Apresentadora do Jornal da Band aos sábados.
Passou também pelo Portal Terra, SBT e TV Record.
Atualmente escreve para o portal do jornal O Estado de São Paulo e para a Revista Crescer, da Editora Globo, alem do seu programa na Radio Eldorado
Livro
Mãe sem manual
Temas das Palestras Presenciais e Online:
- Família
- Jornalismo
- Radialismo
- Bem estar/Qualidade de Vida
Tipos de Trabalho:
- Moderadora
- Mestre de Cerimônias