Emília Cipriano



Emília Cipriano

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia,Ciências e Letras "Professor Carlos Pasquale" (1983) , graduação pela Faculdades Metropolitanas Unidas (1980) , mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998).

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras "Professor Carlos Pasquale" (1983) , graduação pela Faculdades Metropolitanas Unidas (1980) , mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998).

Atualmente é Professor Associado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Professora do Sindicato dos Professores de São Paulo, Coordenadora e Membro do Grupo Gestor da Fórum Paulista de Educação Infantil e Pedagoga efetiva da Secretaria da Assistência Social da Prefeitura Municipal de SP.

Tem experiência na área de Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, Formação de Educadores, Política de Educação Infantil, Creche, Poíticas Públicas e Proposta Pedagógica.

Temas de Palestras Presenciais e On Line:

- Processo Ensino Aprendizagem. Como conquistar a atenção dos nossos alunos?
- Os saberes das crianças e os saberes dos educadores do século XXI
- Tempos de aprendizagem e superação de dificuldades
- Os saberes e sabores do Educador
- Saberes e fazeres integrados ao cotidiano da Educação da Infância
- Ressignificando as linguagens na Educação da Infância
- A Formação Continuada dos Educadores como condição necessária para uma Educação de Qualidade
- A ação do Professor de Educação Infantil no Processo de Avaliação
- A criança como sujeito do processo de construção do conhecimento
- A educação frente aos desafios da atualidade
- A formação do educador da infância: os desafios nos saberes e fazeres
- A Formação Inicial e Continuada dos Profissionais da Educação Infantil em Instituições Públicas e Privada
- A linguagem da relação humana
- A Pedagogia de Projetos na Educação Infantil
- A prática na sala de aula
- Alfabetização e letramento na infância: diferentes olhares
- Desafios da prática na formação de profissionais da Educação da Infância
- Educação popular: gestão, inclusão e avaliação permeando as relações
- Educar para o melhor da vida
- Em nossas mãos o sentido da prática pedagógica de zero a 6 anos
- Encantando e reencantando nos e com os fazeres do educador da infância
- Formação do Educador da Infância: do conhecer ao transformar
- Leitura e Escrita, um passaporte para a cidadania
- Metodologia de Ensino na Formação Superior: O desafio da linguagem
- O desenvolvimento do imaginário na Educação da Infância
- O Encontro: encantamento com a criança e o reencantamento do educador
- O espaço de subjetividades no trabalho cotidiano da Educação da Infância
- O tempo no cotidiano da criança: olhares, sons, cores, aromas, descobertas e o SER criança
- Pedagogia da Infância: linguagem, interações e significados
- Pedagogia da Infância
- Pensando a formação dos profissionais da infância: a relação indissociável da cognição e afeto
- Projetos Educacionais: investigação na formação docente
- Projetos na Educação
- Reconstrução do conhecimento do professor, como agente transformador do ato de Educar
- Reflexões sobre as competências para o ensinar e para a organização do ensino
- Rodada da Paixão: a Paixão de Educar
- A importância do planejamento e o papel do professor no processo de construção

AT 04-20