Paulo Borges é o idealizador e diretor criativo do São Paulo Fashion Week.
Paulista de São José do Rio Preto, Paulo desembarcou na capital paulista no início da década de 80 com a missão de prestar vestibular para o curso de computação.
Um amigo o chamou para ajudar a produzir um desfile da loja dele e Paulo ficou fascinado pelo trabalho.
De lá passou um curto período como assistente da diretora da revista Vogue na época, pouco antes de promover o Phytoervas Fashion, sua primeira investida no ramo, quando realizou três desfiles em três dias com estilistas desconhecidos.
Começou sua carreira no mundo da moda nos anos 80, trabalhando com a jornalista Regina Guerreiro, na Vogue Brasil. Já no início da década de 1990, produziu desfiles para os mais importantes estilistas e marcas brasileiras.
Em 1993, a partir de uma parceria com uma empresa de cosméticos, lançou o Phytoervas Fashion, evento de moda que comandou por 3 anos antes de fundar, em 1997, o Morumbi Fashion, evento que mais tarde veio a se tornar a São Paulo Fashion Week.
Paulo Borges é também CEO do Grupo Luminosidade, que atua nas áreas de marketing estratégico, produção de eventos e de conteúdo, com foco em Moda, cultura e comportamento.
Paulo Borges entrou no universo da moda sem nenhuma relação anterior com isso, começou ajudando um amigo a produzir desfiles e assim, descobriu o que realmente gostava de fazer.
"Eu não sou estilista, não sou formado em moda e nunca fiz nada relacionado a isso. Quando era moleque passava o dia na igreja assistindo casamentos, de certa forma, aquilo é um tipo de desfile, acho que é a coisa mais próxima que eu tinha da moda", diz
Mesmo sem tanta experiência no ramo, Paulo Borges decidiu seguir em frente porque era algo que realmente acreditava. Hoje, ele é um dos maiores nomes da moda no Brasil e fez da SPFW uma referência para as semanas de moda que existem no mundo todo. Transformando a indústria da moda e colocou o Brasil no radar mundial do setor.
Paulo Borges foi homenageado no Focus Fashion Day, evento promovido pela empresa têxtil Focus e voltado às novas tecnologias do setor.
Também recebeu uma das mais altas honrarias francesas para indivíduos que se distinguem por sua criatividade nas artes e na literatura. Por tornar a semana de moda paulistana em um dos maiores eventos do mundo, Paulo ganhou o título de Cavaleiro da Ordem das Artes e Letras
Temas de Palestras Presenciais e Online:
- A importância da moda no mundo
- Liderança
- O Negócio da Moda
- Moda / Estilistas
- Beleza
- Moda, Inspiração e Inovação
- Criatividade e Inovação
- O Negócio da Moda
- Moda é comportamento
- InPactos: as novas relações da moda, da passarela ao Varejo
- Gestão de Moda