Tania Zahar Miné tem mais de 25 anos de experiência em grandes empresas como a Unilever, Johnson & Johnson, Flora, Santher e Kimberly-Clark, atuando em posições executivas nas áreas de Marketing, Trade Marketing e Vendas.
Mestre em Comunicação e Consumo do PPGCOM da ESPM, cuja pesquisa abordou a comunicação no ambiente digital para os consumidores da terceira idade. Formada em Publicidade pela USP, cursou o CEAG na FGV e o MBA Executivo da Fundação Dom Cabral.
Na década de 1990, foi convidada a estruturar a área de Trade Marketing de uma grande empresa de bens de consumo. Tínha o desafio de criar a área praticamente do zero, desenhar os processos de gestão e as atividades.
Algumas pessoas diziam a Tania que trade seria um modismo rápido e que eu deveria permanecer na área de marketing. Hoje, mais de vinte anos depois, está lecionando a disciplina de Trade Marketing em cursos de pós-graduação, realizando projetos de consultoria e escrevendo sobre o tema.
Afinal, o que é Trade Marketing? Segundo Randall (1994) trata-se da aplicação dos princípios básicos do marketing para o varejo assim como para consumidores, ou seja, um processo que gerencia os canais, define sua estratégia, estabelece sua segmentação e o menu de serviços por segmento.
E por que tudo isso? Os canais de marketing ganharam poder e deixaram de ser apenas pontos de distribuição aos consumidores; a negociação entre varejistas e fornecedores ficou complexa; e atender a demanda do shopper virou um desafio conjunto.
Portanto, Trade Marketing deve ser encarado como um processo que agrega valor às empresas, que pode estabelecer controle dos investimentos em canais, mensuração de indicadores de execução e mecanismos de efetividade como o ROI. O bom uso dos recursos promove aquilo que todos buscam: a tal da produtividade.
Temas de Palestras Presenciais e On Line:
- Resultados
- Trabalho em equipe
- Estratégia
- Desenvolvimento de pessoas
- Gestão de Pessoas
- Gestores
- Comunicação
- Sensibilização do shooper 60+
- Tendencias de Consumo Varejo e Shopper
- Comportamento do consumidor e do shopper, Inovação.
- Varejo
- Planejamento
- Marketing
- Planos de Negocios
- Design Thinking
- Trade Marketing para o Mercado da Longevidad