Verônica Kato

São Paulo/SP


Verônica Kato

Verônica Kato trabalha dentro de uma empresa de perfumaria e cosméticos, e não em uma casa de fragrâncias, privilégio de gigantes como Louis Vuitton e Chanel. A única perfumista da América Latina que trabalha dentro de uma empresa de perfumaria e cosméticos. Na Natura desde 2006, ela criou ícones da perfumaria da marca como as fragrâncias de Una, Amó, Kaiak, Ekos, Humor, Face, Biografia e VôVó.

Verônica, que nasceu em Bastos, interior de São Paulo, é a única perfumista da América Latina que trabalha dentro de uma empresa de perfumaria e cosméticos, e não em uma casa de fragrâncias, privilégio de gigantes como Louis Vuitton e Chanel.

Na Natura desde 2006, ela já perdeu a conta de quantas fragrâncias fez, mas indica os perfumes das linhas Faces, Una, Amó, Kaiak, Ekos, Humor, Biografia, VôVó e Sou como alguns dos que levam sua assinatura. A seguir, Verônica desvenda como é a formação, o mercado e o dia a dia de uma perfumista.

Após se formar em Farmácia Bioquímica na Unesp, Verônica começou a trabalhar como perfumista em 1990 na Dragoco, que atualmente se chama Symrise, e pouco depois foi enviada para a escola de perfumaria da empresa em Holzminden, na Alemanha, seguindo depois para especialização em Hadley, na Inglaterra, e Grasse, no sul da França.

Lá e em Nova York que aprendeu a perfumaria fina. Antes, na primeira parte do curso, aprendeu a perfumar amaciante, detergente em pó, sabonete - “Tudo que tem cheiro”, resume

Em parceria com grandes perfumistas internacionais, Verônica traduz a essência do povo brasileiro em cheiros, expressando as nossas cores, a nossa exuberância, a nossa alegria.

Além disso, o trabalho envolve uma pesquisa minuciosa para encontrar matérias-primas, combinar ingredientes e despertar emoções em meio a milhares de essências, óleos, ativos e uma paleta com mais de 2.500 ingredientes para serem usados na criação dos perfumes!

O processo de produção de um produto pode levar até 3 anos e envolver até 20 pessoas. Isso porque quando a perfumista recebe o briefing da fragrância que precisa desenvolver, tem que expressar por meio do olfato a sensação que o aroma precisa passar: conforto, sedução, bem-estar, relaxamento ou estímulo dos sentidos, aliando tudo isso a assinatura da Natura para que o consumidor identifique que é uma fragrância da marca. 

Isso tudo faz com que a Natura seja a Casa de Perfumaria do Brasil. Uma marca que, há mais de 40 anos, constrói uma perfumaria original, com identidade olfativa única, que nos inspira e nos traduz.

Temas de Palestras:

- Perfumaria no Brasil
- Moda / Beleza
- A Arte da Perfumaria
- Presença Vip
- Desafios de se utilizar a biodiversidade brasileira para o desenvolvimento de fragrâncias sustentáveis
- Sustentabilidade / Meio Ambiente
- Mulheres de Sucesso