Márcia Cristina Gonçalves de Souza

Portugal/EU


Márcia Cristina Gonçalves de Souza

Carioca, formada em jornalismo, iniciou a carreira na área de Comunicação Social de uma grande empresa do mercado financeiro. Atuou também como repórter de TV em Salvador e editora de reportagens em Curitiba.

Carioca, formada em jornalismo, iniciou a carreira na área de Comunicação Social de uma grande empresa do mercado financeiro. Atuou também como repórter de TV em Salvador e editora de reportagens em Curitiba.

Em 1995 passou para a área de negócios gerenciando a revisão de rotinas operacionais e em seguida foi gerente geral de unidades de negócios na Bahia por mais de 12 anos.

Pós-graduada em Gerência de Marketing pela ESPM/SP (ministrado em Salvador) e MBA em Gestão Empresarial pela Universidade Católica de Salvador em parceria com a UFRJ.

Sua experiência profissional foi a fonte de inspiração para escrever o livro “Ética no Ambiente de Trabalho – Uma abordagem franca sobre a conduta ética dos colaboradores”, lançado em 2009 pela Editora Elsevier-Campus.

No livro, assim como nas palestras e workshops, Márcia defende que as empresas preocupadas com as questões de sustentabilidade estão investindo em ética nos negócios, mas que a empresa que pretende ser verdadeiramente ética, e ser reconhecida por isso, precisa contar com o trabalho de colaboradores éticos.

Assim, não basta criar um Código de Ética sem investir no desenvolvimento da consciência ética junto aos colaboradores. Afinal, a atuação empresarial é o resultado de decisões e atitudes de todos os seus representantes.

A concepção pessoal do que é eticamente correto varia conforme a formação, cultura, caráter e vivências individuais.
Sendo assim, diferentes interpretações de situações cotidianas do trabalho comumente dão origem a decisões não alinhadas com o ideal de comportamento ético adotado pela direção.

Atitudes impensadas podem destruir a reputação da empresa e a carreira do empregado. É justo, portanto, que as empresas procurem reduzir esse risco dando oportunidade a seus colaboradores de conhecer a cultura corporativa desde o momento da admissão no emprego e evitando que haja erros provocados por desconhecimento, desinformação e, até mesmo, por ingenuidade.

Com vários exemplos baseados em fatos reais, a autora analisa condutas antiéticas praticadas no cotidiano das empresas que ainda são aceitas e até mesmo consideradas normais.

São comportamentos que privilegiam os interesses pessoais em detrimento dos interesses da empresa.

Obviamente que a consequência é a existência de um alto custo invisível. Um ambiente de trabalho onde os comportamentos antiéticos não são inibidos compromete a produtividade, a lucratividade e até mesmo a imagem da empresa, gerando prejuízos, desmotivação e possível perda de talentos.

Temas de Palestras:
- Crescimento Pessoal e Profissional
- Ética
- Jornalistas
- Ética no Ambiente de Trabalho
- Cidadania
     




 

 

AT 06-09