Camila Farani

Rio de Janeiro/RJ


Camila Farani

Camila Farani, é especialista na área do empreendedorismo feminino e um dos principais nomes do investimento-anjo no Brasil. O que é investimento-anjo, você pergunta? É o investimento realizado por pessoas físicas, com capital próprio, em empresas startup com grande potencial de desenvolvimento. Investidores-anjo costumam reunir algumas características, como experiência na área de empreendedorismo, de forma que possam agregar em conhecimento e orientação aos empresários.

Camila Farani, é especialista na área do empreendedorismo feminino e um dos principais nomes do investimento-anjo no Brasil.

O que é investimento-anjo, você pergunta? É o investimento realizado por pessoas físicas, com capital próprio, em empresas startup com grande potencial de desenvolvimento. Investidores-anjo costumam reunir algumas características, como experiência na área de empreendedorismo, de forma que possam agregar em conhecimento e orientação aos empresários.

Além de possuírem  uma posição de conselheiro em vez de uma posição executiva na empresa. Também é comum que investidores anjo obtenham uma participação minoritária nos negócios.

Camila se tornou conhecida por trabalhar com investimento-anjo feminino, mas se formos resumir todas as suas conquistas até agora, teremos os seguintes cargos e especialidades, que constam em seu site oficial: 

- Co-fundadora da boutique de startups no Rio de Janeiro, a Lab22;

- Ela é presidente de um dos primeiros grupos de investimento-anjo do Brasil, o Gávea Angels;

- Já foi diretora do Grupo Mundo Verde, maior rede de produtos orgânicos da América Latina;

- Co-fundadora do Mulheres Investidoras Anjo (MIA), primeiro grupo de mulheres investidoras nessa modalidade no Brasil;

- Ex-Membro do Conselho de Jovens Empresários na FIESP e na FIRJAN (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro);

- Consultora da FIRJAN;

- Formou-se em Direito e possui MBA em Marketing pela PUC-RJ, especializada em High Growth Business pela Babson College e Customer Development em Stanford;

- Já presidiu o Conselho de Pequenas e Médias Empresas da Associação Comercial do Rio de Janeiro;

- Fundadora e diretora do Grupo BOXX, que oferece soluções de alimentação para o varejo;

- Especialista em lideranças femininas pelo Smith’s College Executive Education for Women e pela Fundação Dom Cabral;

- Uma das três finalistas do Prêmio Revista Claudia Mulher de Negócios 2014;

- Vencedora do Prêmio Barão de Mauá – Jovem Empresária 2013, promovido pela Associação Comercial do Rio de Janeiro;

- Colaboradora de artigos para Exame.com;

- Palestrante em diversos eventos e empresas como Google, Fundação Dom Cabral, Microsoft, Firjan, Fiesp e outros;

- Embaixadora do Facebook com a campanha #ElaFazHistoria, focando no empoderamento de mulheres;

- Embaixadora da Rede Mulher Empreendedora.

- Participante do elenco do reality show Shark Tank Brasil;

- Professora de Pós-Graduação em Plano de Negócios, Inovação e Empreendedorismo, da FGV, ministrando aulas em todo o país.

A empresária começou a trabalhar aos 16 anos em uma empresa familiar de alimentação, gerida pela mãe. Ao longo dos anos, ela foi se capacitando mais e mais, até chegar ao ponto de sugerir uma introdução de um novo produto na cafeteria da mãe: o café gelado.

Ela ofereceu um acordo de aumento de 30% no lucro da empresa em troca de um percentual de sociedade. Então, aos 21 anos, Camila já tinha sua primeira sociedade.

Com o lucro crescendo, logo a empresa familiar pôde começar a abrir uma, duas e mais franquias. Camila percebeu que a demanda estava se alterando; as pessoas procuravam cada vez mais por alimentação saudável agora. Novamente, ela sugeriu uma inovação à mãe, e começou a pesquisar formas de introduzir a alimentação saudável nos negócios.

Como essa foi uma época de muito sucesso para iorguterias, tanto Camila quanto o arquiteto com quem ela trabalhava acabaram sendo influenciados.

Sendo assim, a nova loja ficou com uma aparência de sorveteria, nas cores branco e lilás. Não deu muito certo para conseguir os clientes que ela desejava. Então ela fez um reposicionamento da loja: alterou o que precisava ser alterado e em quatro meses de operação, já tinha fila na porta.

Dois meses depois, o então presidente do Grupo Mundo Verde contatou Camila para dizer que tinha interesse em trabalhar em um projeto similar ao que ela estava criando.

Com isso, foi apresentado duas opções para a empresária: se unir ao projeto ou ser engolida viva por ele. Aconselhada pela mãe e pelo marido, ela escolheu participar da iniciativa e se uniu ao Mundo Verde, onde ficou por um ano e meio. Ela própria escolheu se afastar, após descobrir sobre o investimento-anjo.

Camila fundou, então, o MIA (Mulheres Investidoras Anjo), com a intenção de capacitar, sensibilizar e investir em mulheres para que elas se integrassem mais no mercado do investimento-anjo. Dessa forma, empresárias, especialmente as que trabalhavam com produtos destinados ao público feminino, teriam um apoio mais específico e engajado, tanto financeiramente, como em experiência e conselhos.

Camila acredita que não há mesmo uma escola para ser empreendedora.

O que me motiva é o poder da realização, e a realização vem com a execução. - Camila

Sua vontade de ajudar e inspirar é clara não só para quem acompanha de perto seus investimentos, mas para todo o Brasil, graças à sua participação no programa Shark Tank Brasil.

O Shark Tank é um reality show de origem americana. Também foi  veiculado no Brasil pelo canal Sony, que visa dar apoio a boas ideias. Nele, um elenco selecionado de investidores se dispõe a dar a ajuda financeira necessária aos pequenos empreendedores – desde que eles sejam convencidos de suas ideias. O nome vem do fato dos investidores serem “tubarões” dos negócios, coisa que Camila Farani com certeza é.

Além da presença no reality show, Camila Farani também realiza palestras por todo o país, tendo palestrado para mais de 30 mil pessoas ao longo de sua carreira. Ela faz apresentações sobre diversos assuntos, como inovação, empreendedorismo feminino, intraempreendedorismo e, claro, investimento-anjo. Entre seus muitos clientes, os mais notáveis são o Facebook, o Sebrae, o Fiesp e a Harvard Business Review.

Temas de Palestras Presenciais e Online:

- Você é o Líder?
Sua empresa tem que mudar e cabe à você ensinar o seu time

Líderes têm pela frente um grande desafio, que será determinante para que suas equipes consigam gerar resultados. Digo isso porque as empresas no geral terão que se adaptar a todas mudanças que estão chegando, desde novos hábitos de compra das pessoas, até formas de trabalho que até então eram vistas com desconfiança.

Um grande exemplo dessa necessidade de adaptação está nas empresas que, por exemplo, não adotavam regimes de trabalho mais flexíveis, como o home office, que hoje é vital para manter os negócios rodando sem maiores impactos.

É essa necessidade de se adaptar que vai fazer com que o papel do líder nas empresas, independente do seu tamanho, seja um incentivador do aprendizado dentro da sua equipe.

Por isso é muito importante que você, como líder, incentive tanto o aprendizado cognitivo, que nos dá informações para que possamos realizar nossas tarefas, quanto o aprendizado socioemocional, aquele que nos ensina a gerir emoções e sentimentos.

Trabalhar esses dois tipos de aprendizado será essencial para que você e seu time possam se adaptar e extrair os melhores resultados diante do cenário que estamos vivendo.

- Como vencer os Tubarões

Aqui a palestrante aborda metodologias e práticas além de muito conteúdo sobre como vencer grandes desafios sob a ótica do empreendedorismo e exemplos do Shark Tank Brasil. Analisa o comportamento empreendendedor além de descrever passo a passo o propósito massivo das 5 gerações de startups.

 - Workshop - A Startup em Você.

Prepare-se para lançar ou aprimorar seu negócio, começando com o principal capital: você!

- Sucesso é uma jornada e não um destino.

Ser empreendedor é muito mais que ter boas ideias e executar projetos, é um estilo de vida. Nesta palestra Camila narra sua trajetória e como seus erros e acertos a transformaram. Retrata como o poder de uma mente empreendedora pode criar hábitos e desenvolver ações que ajudam as pessoas a tirarem suas ideias da cabeça.

- Inovação.

A inovação pode ser uma importante aliada para enfrentar este momento de crise. Muitas pessoas acham que a inovação diz respeito somente à tecnologia ou ao mundo Digital, definitivamente, não é. INOVAR é pensar diferente, é buscar novas formas de olhar o que já existe, podemos dizer também que é fazer a mesma coisa de forma diferente.

- Investimento-anjo.

Os anjos estão por toda parte, mas muitos empreendedores têm dificuldade de encontrar um Investidor Anjo no Brasil ou até mesmo entender o momento de buscar investimento. Nesta palestra Camila apresenta este universo e conduz os participantes à reflexões necessárias tais como o propósito do projeto, como e quando buscar um anjo, além de como um mentor  pode orientar e impulsionar novos negócios.

- Empreendedorismo Feminino

As mulheres estão cada dia mais interessadas e dispostas a conhecer e investir em boas práticas e ideias. Com atuação em todo país e por ser pioneira em projetos diretamente ligados ao ambiente empresarial, Camila contextualiza e apresenta cases que inspiram e ajudam as mulheres a investir em suas ideias e oportunidade de negócios.

- Intraempreendedorismo

Ao alcançar determinado nível de estabilidade, uma organização pode perder ou ver reduzido o seu potencial empreendedor, entendido como a capacidade de inovar através da recriação e reinvenção dos processos e técnicas que a permitem encontrar novos mercados e novos produtos. Assim, o intraempreendorismo é indispensável para as empresas já estabelecidas, pois recria a cultura empreendedora interna.

- Superação

A superação se refere ao desenvolvimento das capacidades das pessoas a fim de que sejam mais úteis para si mesmas e para a comunidade que fazem parte. Este processo envolve a melhoria de competências em toda a gama de possibilidades humanas, sejam na área das competências profissionais, cognitivas, de saúde, de relações interpessoais, problemas comportamentais, entre outros. Na palestra Camila demonstra que a superação precisa fazer parte do repertório e da vida de cada um, assim como a conquista e a expectativa.

- Cases de Sucesso (e Fracasso)

Nada mais inspirador do que conhecer histórias de pessoas comuns que acreditaram em suas ideias e se destacaram no mercado. E não pense que os negócios bem sucedidos deram certo na primeira tentativa, muito pelo contrário. Nesta palestra Camila mostra que no caminho, apesar das dificuldades para alcançar o sucesso, o importante é ter foco e buscar conhecimento para evitar erros desnecessários e comprometedores no desenvolvimento do negócio.

Outros Temas de Palestras:

- Cases de Sucesso
- Criatividade e Inovação
- Empoderamento Feminino
- Empreendedorismo
- Empresários / Executivos de Sucesso

AT 04-20