Marcelo Vitorino



Marcelo Vitorino

Marcelo Vitorino é consultor de comunicação, marketing digital e gestão de crise.

Marcelo Vitorino é consultor de comunicação, marketing digital e gestão de crise.

Experiência nos mercados corporativo, governamental, terceiro setor e político.

Background

Entre 2000 e 2008, Marcelo Vitorino atuou no meio editorial e na publicidade (sócio da Insight Publicidade, diretor de operações da Supergráfica, diretor de marketing da Editora Símbolo). Após esse período migrou o foco para o meio digital.

Como primeiro teste na área, para entender o comportamento de consumo de conteúdo na internet, abriu um blog chamado Pergunte ao Urso, que respondia perguntas de leitores. O blog chegou a ter um milhão de acessos mensais, deu origem a dois livros, e foi propagado em todo circuito midiático, com menções na novela Caminho das Índias, da Rede Globo e participações no Teleton. Em 2010, foi finalista do prêmio internacional The BOBs, promovido pelo grupo alemão Deutsche Walle, na categoria Melhor Weblog em Português. No mesmo ano foi eleito melhor blog de entretenimento pela Blogbooks.
Experiência como consultor

Atuando como estrategista de comunicação digital, auxiliou empresas e instituições como SEBRAE, Instituto Ethos, Casas André Luiz, SENAR, PMDB, Governo de Mato Grosso, FACESP, Hospital São Camilo e FIFA, a explorarem melhor o potencial da internet.

Em campanhas políticas, contribuiu na campanha de Gilberto Kassab para a prefeitura de São Paulo em 2008.

Em 2010 coordenou a campanha digital de Orestes Quércia para o Senado, bem como a do Rodrigo Garcia para deputado federal. Colaborou no segundo turno para a campanha de José Serra e na campanha de Raimundo Colombo para o Governo de Santa Catarina. Coordenou a campanha digital de Netinho de Paula em 2012 e algumas campanhas municipais. Em 2014 atuou como consultor de campanhas para governos de estados do norte e nordeste do Brasil.

Experiência como professor e palestrante


É professor na ESPM-São Paulo, dos cursos Marketing Político Eleitoral: a vez do digital e Estratégias Digitais para Resultados e no MBA do IESB -Brasília, na disciplina Marketing Político em Ambientes Digitais.

Esteve presente nos principais eventos do meio digital: Campus Party (2009, 2010, 2012), Social Media Brasil (2010, 2011, 2012, 2013), Imasters Intercon (2010), Circuito 4×1 (diversas edições), Café com blogueiros (2010, 2011), Expon (2011), OlhóCon (2014), About Social Media (2014).

Também presente em eventos de mercado e institucionais (SECOVI, Associação Comercial de SP, Tecnoturis, SEBRAE, Virada Empreendedora, Erotika Fair, Feira do Empreendedor, Startup Weekend 2014, Conferência Crowdsourcing); e com aulas e palestras ministradas nas principais faculdades de São Paulo (Mackenzie, FAAP, PUC, FGV, ESPM, Impacta).

Atuação em comunicação e marketing digital

Ministra aulas e palestras e trabalha como consultor de comunicação e marketing digital e gestão imagem/crisepara empresas, instituições governamentais e entidades de terceiro setor.

Temas de Palestras

- Gestão de crise na era digital, eBranding, segurança da informação, boas práticas
- Crowdfunding, e-commerce, empreendedorismo, e-bussiness, estratégia e planejamento de ações, marketing digital, marketing político e governamental, higienização base de dados, CRM, e-mail marketing
- Comunicação digital, geração conectada, mídia social, mobile, aplicativos e ferramentas
- Estratégia e produção de conteúdo, CRM, planejamento em comunicação digital e mídia social

Temas disponíveis para contratação de palestras, cursos ou consultorias

Imagem

- Gestão de crise na era digital
- Influenciadores e a nova mídia
- Exposição e privacidade em redes sociais
- Reputação corporativa 2.0
- Boas práticas para gestores e colaboradores conectados
- Segurança da informação em um mundo nas nuvens

Relacionamento

- Estratégias e técnicas para produção de conteúdo digital
- Ativação de redes sociais e usuários cadastrados
- Planejamento e métricas ações de comunicação digital
- Uso corporativo de mídia social e ferramentas
- Como higienizar e ampliar base de dados

Tendências e inovação


- Mídia social: tendências para o uso corporativo
- Terceiro setor e a criatividade no uso das novas mídias
- eGov: o futuro da relação entre governo e a população
- Escolas do século 19, alunos do século 21
- O custo real da internet

Resultados


- Por dentro do Crowdfunding
- Planejamento e conteúdo para lojas virtuais
- Mídia social para empresas: como impactar o consumidor
- Relacionamento com consumidores conectados
- Campanhas políticas na era digital
- Base de dados e CRM para atração, relacionamento e fidelização de clientes

AT 11-09