Ivan Wedekin, e comentarista dos programas Mercado&Companhia e Rural Notícias do Canal Rural, e presidente da Câmara de Crédito e Comercialização do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
Foi Secretário de Política Agrícola do MAPA e Diretor de Commodities da BM&FBOVESPA. Engenheiro Agrônomo, conferencista, conselheiro, consultor e autor de livros, artigos e propostas de políticas e novos instrumentos para o agronegócio. Ao longo da carreira profissional construiu sólida formação em economia, administração, finanças e marketing como executivo de empresas, órgãos públicos e entidades de representação do agronegócio.
É engenheiro agrônomo pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), Diretor da Wedekin Consultores, conferencista e membro do Conselho Superior de Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Cosag/Fiesp).
É coordenador do grupo técnico responsável pela elaboração dos documentos e da implementação de todo o projeto para a indicação do ex-Ministro Alysson Paolinelli para o Prêmio Nobel da Paz de 2021, 2022 e 2023
Sobre as Palestras:
O portfólio de temas apresentado a seguir é diversificado, pois engloba tanto a formação conceitual como a experiência prática acumulada pelo conferencista na sua vida profissional como executivo de empresas e do Governo Federal. Os temas podem ser mesclados, dependendo do interesse específico do contratante e da duração da atividade, que pode ser tanto uma palestra de curta duração como programas de desenvolvimento profissional in company envolvendo outros profissionais associados.
Temas de palestras Presenciais e Online:
A macroeconomia e os impactos no agronegócio
- Detalhamento e avaliação das principais variáveis macroeconômicas, permitindo a construção de um painel de controle das principais influências sobre a demanda e a oferta dos diversos produtos das cadeias produtivas do agronegócio.
- Apresentação dos cenários sobre os principais mercados e as estratégias para o agronegócio, levando-se em conta o interesse específico do cliente (segmento de mercado e produtos relevantes, localização, inserção na cadeia de valor, entre outros).
Cenários e tendências do agronegócio brasileiro
Apresentação abrangente sobre o agronegócio brasileiro:
- Importância econômica e social na produção, empregos, comércio exterior, etc.;
- Inserção competitiva no agribusiness global;
- Dinâmica da expansão das diversas cadeias produtivas;
- Políticas governamentais e desafios para o setor.
Os cenários indicarão os setores com maiores oportunidades de crescimento nos mercados nacional e mundial, facilitando a construção de estratégias para as empresas e organizações do agronegócio.
Perspectivas do agronegócio mundial
- Panorama dos principais países produtores, consumidores, exportadores e importadores de produtos do agronegócio.
- Posição e desempenho do Brasil no cenário internacional.
- Evolução e tendências relevantes do consumo dos principais produtos nos mercados relevantes, identificando as oportunidades para o Brasil.
- Políticas e avaliação competitiva dos competidores no comércio mundial e desafios para o Brasil.
Estrutura dos mercados agropecuários e formação dos preços
Ampliar a capacidade de inferência do cliente sobre o impacto das diferentes variáveis no mercado em que atua, facilitando a calibragem das ações operacionais e estratégicas através das seguintes abordagens:
- Conceitos fundamentais sobre a economia e sobre a disciplina da organização industrial aplicadas ao agronegócio.
- Fatores determinantes da demanda e da oferta agropecuária.
- Estrutura de mercado e formação dos preços agropecuários.
Panorama e tendências do mercado mundial de commodities
- Ampla análise do mercado de mundial de commodities, com o objetivo de avaliar a renda e o poder de compra dos diversos segmentos do agronegócio.
- Aplicação dos conhecimentos da economia para a análise dos principais mercados agropecuários no Brasil.
- Levantamento das principais tendências mundiais e os respectivos impactos na produção brasileira.
Panorama e perspectivas de mercado dos produtos do agronegócio
- Análise dos fatores fundamentais de oferta e demanda dos principais produtos agropecuários e seus derivados nos mercados nacional e mundial.
- Situação atual e tendências de preços e seus impactos sobre os diversos integrantes das cadeias produtivas.
- Indicação de ações operacionais de curto prazo e estratégicas de médio prazo, aplicadas ao negócio do contratante da palestra.
Política agrícola no Brasil
- Apresentação dos principais instrumentos da política agrícola do Brasil.
- Gastos do Governo Federal com subvenção aos produtores e cooperativas. Comparação com os programas de suporte ao campo praticados pelos países desenvolvidos e em desenvolvimento. Principais impactos e temas nas negociações internacionais.
- Além da evolução dos principais indicadores, será mostrado como funcionam as negociações e os bastidores na formulação e na implementação da política agrícola brasileira.
Distribuição de tecnologia e mercado de insumos agropecuários
- A importância e o impacto da tecnologia no agronegócio;
- Indústria de insumos, fatores de produção e a participação dos distribuidores, concessionários e cooperativas no processo de produção agropecuário;
- Perspectivas dos mercados agropecuários, estratégias comerciais e financeiras aplicadas a? distribuição de insumos e gerenciamento de riscos.
Fundamentos da competitividade e estratégias competitivas
- Processo de construção de vantagens competitivas sustentáveis.
- Aplicação das ferramentas da disciplina da organização industrial para empresas.
- Avaliação metodológica da competitividade da empresa.
Gerenciamento de riscos no agronegócio
- A agricultura não é uma ilha, mas é cercada de riscos por todos os lados.
- Apresentação dos conceitos e dos principais instrumentos para gerenciamento de riscos no agronegócio.
- Avaliação dos principais riscos no negócio do cliente, acompanhada de sugestão de gerenciamento.