Alberto Serrentino

São Paulo/SP


Alberto Serrentino

Consultor com mais de 30 anos de experiência em varejo e consumo, liderou mais de 120 projetos para empresas brasileiras e internacionais. Como palestrante internacional, realizou mais de 350 apresentações para empresas e em eventos no Brasil e exterior, incluindo nove edições da convenção da NRF (NY).

Fundador da Varese Retail, é consultor com mais de 30 anos de experiência em varejo e consumo, liderou mais de 140 projetos para empresas brasileiras e internacionais.

Como palestrante internacional, realizou mais de 500 apresentações para empresas e em eventos no Brasil e exterior, incluindo 16 edições da convenção da NRF (NY).

É vice-presidente e membro do conselho deliberativo da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) e conselheiro de empresas.

Foi professor convidado da Eaesp/ FGV-SP, é autor do livro Varejo e Brasil: Reflexões Estratégicas, autor/ co-autor de outros sete livros e de mais de 300 artigos publicados.

Autor do livro Varejo e Brasil: Reflexões Estratégicas, autor / co-autor de outros sete livros e de mais de 300 artigos publicados.

Temas de Palestras:

Varejo e Brasil: Desafios e Perspectivas:

- Evolução no varejo brasileiro, momento atual, desafios e perspectivas
- Demografia, regionalismo
- Concentração e internacionalização
- Varejo digital
- Mundo digital, varejo omnichannel e cultura digital

Varejo, Transformação e Liderança Digital:

Transformação do varejo (cultural, digital e da loja)

- Transformação digital
- Cultura digital
- Futuro da loja
- Tecnologia e inovação
- Propósito, cultura e liderança digital
- Insights do ecommerce, varejo e ecossistemas na China

Brasil: Economia, Consumo e Varejo:

(Para empresas e Investidores Internacionais)

- Os ciclos do varejo brasileiro
- Momento e perspectivas do varejo brasileiro
- Características do mercado brasileiro
- O varejo em seus segmentos específicos no Brasil (alimentar, eletroeletrônicos, moda, materiais de - construção, farmácias, especializado)

China: Novo Varejo, Ecossistemas e Inovação:

- O mercado chinês
- Ecossistemas
- Obsessão por dados
- Novo Varejo (New Retail)
- Meios de pagamento: digitalização e desintermediação

Palestras Online:

Insights para Transformação do Varejo

  • A transformação do varejo
  • Cultura e estrutura organizacional
  • O papel da tecnologia
  • Novo papel da loja e novo varejo
  • Novos modelos de negócio – plataformas e ecossistemas
  • Desafios da liderança

A Transformação do Varejo: Insights da NRF 2020

  • Transformação do varejo
  • Nova abordagem para tecnologia
  • O novo papel da loja
  • Evolução nos modelos de negócio
  • Desafio da liderança
  • Oportunidades no mercado brasileir

Transformação do Varejo e Reflexos para o Mercado Brasileiro

  • A transformação do varejo
  • Cultura, tecnologia, modelos organizacionais e liderança
  • Novo papel da loja e novo varejo
  • Novos modelos de negócio – plataformas e ecossistemas
  • O varejo brasileiro: evolução, e perspectivas – crescimento, concentração, regionalismo, internacionalização e transformação digital
  • O varejo alimentar e farma no Brasil

China: Novo Varejo, Ecossistemas e Inovação

  • O mercado chinês
  • Ecossistemas
  • Obsessão por dados
  • Novo Varejo (New Retail)
  • Meios de pagamento: digitalização e desintermediação

O Varejo no enfrentamento da Crise do Covid-19

  • Cenários setoriais
  • Variáveis chave e ações de curto prazo
  • Possíveis desdobramentos e ambiente de transição
  • O papel da liderança
AT 07-09