Fundador da Varese Retail, é consultor com mais de 30 anos de experiência em varejo e consumo, liderou mais de 140 projetos para empresas brasileiras e internacionais.
Como palestrante internacional, realizou mais de 500 apresentações para empresas e em eventos no Brasil e exterior, incluindo 16 edições da convenção da NRF (NY).
É vice-presidente e membro do conselho deliberativo da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo) e conselheiro de empresas.
Foi professor convidado da Eaesp/ FGV-SP, é autor do livro Varejo e Brasil: Reflexões Estratégicas, autor/ co-autor de outros sete livros e de mais de 300 artigos publicados.
Autor do livro Varejo e Brasil: Reflexões Estratégicas, autor / co-autor de outros sete livros e de mais de 300 artigos publicados.
Temas de Palestras:
Varejo e Brasil: Desafios e Perspectivas:
- Evolução no varejo brasileiro, momento atual, desafios e perspectivas
- Demografia, regionalismo
- Concentração e internacionalização
- Varejo digital
- Mundo digital, varejo omnichannel e cultura digital
Varejo, Transformação e Liderança Digital:
Transformação do varejo (cultural, digital e da loja)
- Transformação digital
- Cultura digital
- Futuro da loja
- Tecnologia e inovação
- Propósito, cultura e liderança digital
- Insights do ecommerce, varejo e ecossistemas na China
Brasil: Economia, Consumo e Varejo:
(Para empresas e Investidores Internacionais)
- Os ciclos do varejo brasileiro
- Momento e perspectivas do varejo brasileiro
- Características do mercado brasileiro
- O varejo em seus segmentos específicos no Brasil (alimentar, eletroeletrônicos, moda, materiais de - construção, farmácias, especializado)
China: Novo Varejo, Ecossistemas e Inovação:
- O mercado chinês
- Ecossistemas
- Obsessão por dados
- Novo Varejo (New Retail)
- Meios de pagamento: digitalização e desintermediação
Palestras Online:
Insights para Transformação do Varejo
A Transformação do Varejo: Insights da NRF 2020
Transformação do Varejo e Reflexos para o Mercado Brasileiro
China: Novo Varejo, Ecossistemas e Inovação
O Varejo no enfrentamento da Crise do Covid-19