Filha de Gabriella e Michele Pascolato, Costanza Pascolato nasceu em Siena, Itália, em setembro de 1939, dois dias antes do início da Segunda Guerra Mundial. Junto com a família, que se estabeleceu em São Paulo, chegou ao Brasil, aos seis anos, em dezembro de 1945.
Quase três anos depois, em 1948, os pais de Costanza fundaram a fábrica de tecidos Santaconstancia, que desde então atua no mercado têxtil brasileiro.
Costanza estudou Belas Artes na Fundação Armando Álvares Penteado, a FAAP, em São Paulo, casou-se pela primeira vez em dezembro de 1962, teve duas filhas, Alessandra e Consuelo, e estreou no jornalismo de moda, ainda incipiente no País, no começo da década de 1970.
Como diretora de moda da revista Claudia, a bíblia da dona-de-casa brasileira quando se começava a falar sobre feminismo no país, viu seu trabalho de criação de imagens e edição de estilos influenciarem a maneira como muitas brasileiras se vestiam naquele momento.
Foi a partir desse período que Costanza começou a ter reconhecimento profissional público e a ser citada como referência de elegância no Brasil.
Nessa época passou a freqüentar os desfiles de moda na Europa, hábito que mantém como prioridade em sua agenda. Nos anos de 1980, encerrou um ciclo de mais de 15 anos na Editora Abril para trabalhar na fábrica de tecidos da família, que comanda junto com irmão, Alessandro, como diretora de estilo.
Do jornalismo nunca se afastou e colabora com títulos dos mais prestigiosos, entre os quais o jornal Folha de S. Paulo, para a qual escreveu especialmente no final da década de 1980 e durante os anos 1990, e Vogue, revista da qual já foi tema de uma edição especial e na qual assina mensalmente uma coluna, além de publicar análises e tendências, em especial a partir de suas observações dos desfiles europeus. Como consultora de estilo e design, colabora com a joalheria H.Stern a partir da década de 1990.
Suas Obras
- O Essencial, o Que Você Precisa Saber para Viver com Mais Estilo, editora Objetiva, que vendeu 67 mil exemplares,
- Confidencial – Segredos de Moda, Estilo e Bem-Viver, seu terceiro livro, também pela Editora Jaboticaba, em julho de 2009.
Co-autora
- Como Ser Uma Modelo de Sucesso, da Editora Jaboticaba,
Tipos de Trabalhos
- Criatividade e Inovação
- Moda
- Mulheres de Sucesso
- Presença Vip
- Empresária
- Etiqueta