Alexandre Alves Schneider, é mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Nascido no Rio de Janeiro, passou sua infância e adolescência no bairro do Paraíso, em São Paulo.
Ocupou diversas funções na administração pública nos níveis estadual e municipal. No governo Mário Covas (1995-2001), foi chefe de gabinete das secretarias dos Transportes e da Segurança Pública.
Foi responsável pelo desenvolvimento e implantação do INFOCRIM, primeiro sistema de georreferenciamento criminal do Brasil, até hoje utilizado pelas polícias civil e militar do Estado de São Paulo no combate ao crime.
Também desenvolveu e implantou a Delegacia Eletrônica (sistema pioneiro no mundo) de registro de Boletins de Ocorrência pela Internet.
Foi gerente de Políticas Públicas da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e diretor-financeiro da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.
De janeiro de 2005 a março de 2006, exerceu a função de secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Governo. Foi secretário municipal de Educação de São Paulo entre 2006 e 2012.
Como Secretário Municipal de Educação, valorizou os profissionais, reestruturou a carreira do magistério, implantou o currículo e o sistema de avaliação externa, ampliou o tempo dos alunos do Ensino Fundamental na escola de 4 para 5 horas diárias, criou 300 mil vagas em educação integral, multiplicou por 3,5 vezes o número de matrículas em creche em período integral (10 horas diárias) e implantou políticas educação inclusiva e de sustentabilidade na rede municipal.
Temas de Palestras
- Educação / Educadores
- Política Pública