Érick nasceu em 1964, em Dun Sur Auron, uma pequena e tradicional cidade do Departamento de Cher, situado no centro da França próximo ao Vale do Loire, região vinícola e também a região dos castelos onde residiam os reis. Essa região tem algumas especialidades gastronômicas, mas não é exatamente a alta gastronomia o que predomina. Por essa razão é que Érick, depois de cursar a École Hôtelière Saint Amand Monrond, decidiu trocar sua cidade natal por Paris - capital dos grandes restaurantes e onde se encontram os maiores Chefs de Cozinha.
Em Paris, começou trabalhando com Alain Morel, no Restaurante Chardenoux e, em seguida, com Gérard Faucher. Depois com Philippe Groult - o melhor "ouvrier" da França, Roland Magne - "Maître Cuisinier de France" e, também, no Restaurante "Le Toit de Passy", todos restaurantes estrelados, renomados e presentes nos melhores guias gastronômicos.
Em seguida foi trabalhar com Henri Charvet - "Maître Cuisinier de France" e proprietário do Restaurante "Le Comte de Gascogne", que lhe confiou a responsabilidade da cozinha de seu prestigioso restaurante especializado em "Foie Gras" com toques de aromas da Provence.
Após seis anos de muito trabalho, recebe sua primeira estrela no guia Michelin em 1995 - Não existe nada melhor para um Chef do que ganhar a primeira estrela, a não ser quando ganha a segunda.
Sair da França não fazia parte dos planos de Érick até que uma proposta irrecusável levou-o a São Paulo para comandar a cozinha do restaurante Le Coq Hardy, onde ficou por 4 anos e conquistou o respeito do público e da crítica especializada.
Durante os últimos 5 anos, no comando da cozinha do Café Antiqüe, consagrou-se definitivamente como um dos grandes Chefs de Cozinha em atuação no País, recebendo diversas vezes o título de Chef do Ano, e consagrou o restaurante Café Antique, do qual se desligou, como um espaço de alta gastronomia na pura tradição francesa.
Atualmente executa uma cozinha autenticamente francesa em seus 2 restaurantes, sem nenhum outro sotaque, que prima pela leveza, sabor especial e visual elaborado. Nela predominam produtos frescos da mais alta qualidade, com toques da gastronomia tradicional e com aromas e sabores que lembram o sol do Sul da França.
Atua também como consultor, é responsável pelos cardápios do Le Vin Bistrot, do Buffet Infantil Billy Willy e do recém-inaugurado L´Ami Bistrô, no Itaim. É um dos Jurados do Masterchef Brasil, e o chefe do Pesadelo na cozinha.
Participa dos programas:
- MasterChef: 2014 - Presente
- MasterChef Júnior: 2015
- MasterChef Profissionais: 2016 - Presente
- Pesadelo na Cozinha: 2017 - Presente
- MasterChef A Revanche: 2019 - Presente
Temas de Palestra:
- Gastronomia / Confeitaria / Panificação / Saudável
- Aula Show
- Case de Sucesso
Tipos de Trabalhos:
- Qualidade de Vida
- Cases de Sucesso
- Gastronomia / Confeitaria / Panificação / Saudável
- Cooking show on line
- Jurado Gastronômico
- Criação de Cardápios e jantares/almoços exclusivos