Renata Lo Prete

São Paulo/SP


Renata Lo Prete

Nas eleições de 2012 e 2014 foi âncora do programa Central das Eleições, nas tardes e noites dos domingos do primeiro e do segundo turnos. O programa do segundo turno de 2014 obteve o maior índice de audiência da história da GloboNews.

Renata Lo Prete é uma jornalista e apresentadora. Renata Lo Prete formou-se em jornalismo em 1984 pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Em 1985, trabalhou durante três meses no jornal O Estado de S.Paulo, como revisora. De lá foi para o Jornal da Tarde, com repórter de cultura.

Em 1986 começou a trabalhar para a seção da Folha de S.Paulo. Em Nova Iorque foi correspondente bolsista do mesmo veículo de notícias. Ao voltar ao Brasil, passou ao cargo de editora-adjunta de Exterior. Editou o caderno de Ciência e apresentou o programa da Rede Folha, na TV, antes de assumir a chefia da Primeira Página do jornal, onde ficou por seis anos e meio.

Em 1998 assumiu o cargo de ombudsman do jornal, cumprindo três anos de mandato. Durante dez anos, foi editora da coluna Painel do jornal Folha de S. Paulo, voltada a bastidores da política. Entrevistando o então deputado Roberto Jefferson, a jornalista acabou revelando e desencadeando o Escândalo do Mensalão. Pela série de reportagens excluisivas, ela ganhou o Grande Prêmio Esso de Jornalismo em 2005.

Em 2012, deixou a Folha de S.Paulo, para se dedicar integralmente ao canal de notícias Globo News. Na nova empresa, iniciou no Jornal das Dez. Na Globo, Renata teve rápida ascensão e tornou-se editora de política e âncora do Jornal das Dez.

Em 2014, foi a principal entrevistadora dos presidenciáveis, com isso acabou se tornando a última pessoa a entrevstar o falecido político Eduardo Campos. Nas eleições de 2012 e 2014 foi âncora do programa Central das Eleições, nas tardes e noites dos domingos do primeiro e do segundo turnos. O programa do segundo turno de 2014 obteve o maior índice de audiência da história da GloboNews.

Em 2017, foi convidada pela TV Globo e assumiu a função de editora e âncora do Jornal da Globo, em substituição ao apresentador William Waack. No mesmo ano, Renata foi oficializada também como apresentadora do Painel, programa de debates da GloboNews.

Nas eleições de 2018, destacou-se ao comandar os dois domingos de apuração de votos em rede nacional, ao lado de William Bonner, e pela série de entrevistas com os candidatos à Presidência da República. O desempenho a levou a ser indicada ao prêmio Faz Diferença em 2019. Em agosto de 2019 passou a lançar podcasts diários. Renata também é comentarista do Jornal da CBN.

Tema de Palestra:

- Cenário Político Nacional
- Economia Nacional e Internacional
- Cenários Políticos Brasileiros
- Atualidades

Tipos de Trabalhos:

- Apresentadores
- Jornalistas
- Mestre de Cerimônias
- Moderador de Debates

AT 10-09