Marcos Meier



Marcos Meier

Marcos Meier é professor de Matemática, Psicólogo e Mestre em Educação.

Marcos Meier é professor de Matemática, Psicólogo e Mestre em Educação.

Comentarista em rádio e TV a respeito de educação de filhos, relacionamento e desenvolvimento da inteligência. Além disso, é escritor de sucesso e um dos maiores especialistas brasileiros na Teoria da Modificabilidade Estrutural Cognitiva de Reuven Feuerstein, a famosa Teoria da Mediação da Aprendizagem, cursado em Jerusalém, Israel.

Sobre as Palestras:

O professor Marcos aprofunda os conteúdos mais significativos relacionados ao tema, sempre interligando-os à prática ou à sala de aula. Além disso, o bom humor e o dinamismo do palestrante fazem a plateia ficar permanentemente atenta, animada e disposta a mudar antigos paradigmas

Temas de Palestras:

- A aprendizagem significativa e a função docente:

A palestra aborda o conceito de aprendizagem significativa segundo David Ausubel e aprofunda questões relacionadas à aprendizagem que vai além da tradicional, da repetitiva, da cópia ou da memorização como metodologia de ensino. São dados vários exemplos reais de aprendizagens significativas e, em contrapartida, de aprendizagens no “velho estilo” da educação bancária, criticada por Paulo Freire. As concepções de educação e de criança que o professor tem são questionadas e revistas.

- Como desenvolver a inteligência de seu aluno - os fatores do desenvolvimento emocional e cognitivo:

Ter alunos realizados, felizes e inteligentes não é fruto do acaso. Há uma forma especial de interagir com as crianças que possibilita o desenvolvimento de um maior número de conexões cerebrais e, consequentemente, do desenvolvimento da criatividade e da inteligência. Essa interação é explicada na palestra de forma teórico-prática. Disciplina, limites, organização, emoções e lições de casa são alguns dos aspectos a serem trabalhados na palestra.

- Autoestima e valores - como ter autoestima saudável e ajudar as crianças a desenvolvê-la:

O objetivo dessa palestra é ajudar os participantes a compreender o processo de construção de uma autoestima saudável permeada por valores. Um adulto com autoestima saudável tende a ter uma influência mais positiva sobre as crianças e tem maior possibilidade de ajudá-las a crescer de forma saudável, madura emocionalmente. Os valores que a mídia e a sociedade divulgam nem sempre são saudáveis no desenvolvimento de pessoas felizes, maduras, conscientes e realizadas. Compreender como isso acontece é o primeiro passo para ter sucesso na vida e na escola.

- A influência da TV, Internet, Games e redes sociais nas crianças e adolescentes:

Essa palestra tem como objetivo refletir sobre aspectos psicológicos, comportamentais, sociais e físicos relacionados ao uso constante da tecnologia e da mídia. Por meio de propagandas de TV o professor irá demonstrar as intenções que estão “por trás” das imagens.

- A comunicação na docência: influências das concepções de criança e de educação no ato de educar:

O O objetivo da palestra é compreender os fatores sociais, históricos e psicológicos que interferem na forma de comunicar, de ensinar. Um professor consciente do seu potencial de comunicação é mais eficaz no seu trabalho. Um dos principais fatores responsáveis pela mudança na forma de ensinar não é o material didático, a forma de avaliar, o número de alunos por turma, nem a concepção de educação declarada pela escola, mas as crenças do professor a respeito do que é uma criança e do que é aprender.

- Ética e comunicação. O prazer da convivência na empresa:

Conflitos gerados por falhas na comunicação ou por interpretações equivocadas são comuns nas empresas. Dessa forma, a empresa, mesmo tendo produtos de extrema qualidade acaba não “convencendo” seus clientes, pois o clima institucional muitas vezes interfere no processo todo.
A palestra ajuda os parceiros e funcionários a se conscientizarem de seus potenciais e de suas dificuldades tanto na comunicação quanto na qualidade de seus procedimentos. Pessoas éticas, felizes e realizadas criam menos conflitos e potencializam seus resultados.

- Interação de qualidade da Educação Infantil:

A qualidade na interação professor-aluno da educação infantil é fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças, não apenas na aprendizagem.

Compreender o processo de desenvolvimento segundo a mediação da aprendizagem e as novas descobertas da neurociência potencializa a ação do professor e as crianças são beneficiadas em todas suas dimensões.

- BULLYNG como erradicá-lo da escola:

Apesar de ser algo que sempre existiu, a tecnologia e a sociedade atual acabaram por permitir sua potencialização e, portanto, os danos são maiores. A palestra orienta como a escola deve agir para não aumentar os problemas quando ocorrer uma situação de bullying e ensina o que realmente deve ser feito para que não ocorra na escola. Um erro comum nos projetos de erradicação do bullying é vitimar a criança alvo e criminalizar os autores. A palestra mostra o outro lado do combate à violência propondo alternativas para a construção da paz.

- Gestão Emocional - O papel da liderança no desafio de fazer acontecer:

A qualidade das relações numa empresa depende diretamente das concepções que cada participante tem a respeito de conceitos como autoridade, amizade, ordem, sugestão, problemas, oportunidades, críticas e elogios. Os conflitos gerados por falhas na comunicação ou por interpretações equivocadas são comuns nas escolas. Essa palestra tem o objetivo de trazer à reflexão aspectos relativos aos fatores que interferem no trabalho das equipes, principalmente quanto às variáveis sociais, conflitos internos na relação entre os funcionários, na forma como se dá o feedback do trabalho de cada um e nas dificuldades de se exercer a liderança na gestão educacional promovendo resultados.

- Princesas tristes - contribuições da Psicologia para a transformação da autoestima feminina:

O objetivo dessa palestra para mulheres é ajudá-las a fortalecer sua imagem como pessoas de valor, bem sucedidas, realizadas, bonitas e capazes. Em outras palavras, compreender melhor as características femininas e usar a força proveniente dessa compreensão. Quando ministrada a professoras, o benefício é ainda maior pois quem ganha são as crianças.

- A feminilidade e a masculinidade: as diferenças nas expectativas de cada parceiro:

Palestra destinada a pais, casais, ou professores interessados em compreender melhor as diferenças de comportamento feminino e masculino. Por que o homem nunca para o carro para perguntar o caminho? Por que uma crítica a um homem o deixa tão abalado? Por que as mulheres se preocupam tanto com detalhes? Por que elas choram tanto? Por que os homens são tão insensíveis? Por que a autoestima feminina é tão frágil e a do homem arrogante? Existem diferenças significativas no cérebro masculino e no feminino? Essas são algumas das perguntas a serem respondidas durante a palestra. Compreender como o sexo oposto funciona permite que as cobranças e as falhas na comunicação diminuam. OBS. Palestra exclusiva para adultos. Não é recomendada a presença de crianças.

- Limites: como largar sem abandonar e segurar sem prender:

Aprenda a colocar limites com sabedoria auxiliando seu filho a desenvolver responsabilidade, autonomia, criatividade e maturidade. Compreenda os prós e contras das posturas mais autoritárias e das mais liberais.
Ajude as crianças a construir uma personalidade forte capaz de vencer as dificuldades da vida e desenvolver segurança frente aos relacionamentos

- Adolescência - fatores relacionados ao desenvolvimento saudável das emoções, dos relacionamentos e dos valores:

Como aproveitar o potencial dos adolescentes para o próprio crescimento deles? Como compreender a crise do adolescente sem se desgastar emocionalmente na interação com ele? Por que os pais deixam de ser referência e os grupos passam a influenciar o comportamento dos adolescentes? Como interagir com os adolescentes de forma a ajudá-los a se tornar adultos maduros, responsáveis felizes e realizados?
Essas são algumas das perguntas que serão respondidas nessa palestra.

- Trago a pessoa amada em uma aula. As promessas da tecnologia e a realidade de sala de aula:

A onda mundial hipervalorizando o uso da tecnologia em sala de aula pode esconder um fato simples: o que realmente faz a diferença no aprendizado das crianças é a qualidade da interação professor aluno e o grau de liberdade na inovação que o aluno pode criar em cada software educativo. A palestra ajuda a desmitificar a tecnologia e a incentivar o professor a usá-la de forma criativa e responsável.

AT 11-09