Rivadávia Correa Drummond de Alvarenga Neto é administrador, professor, palestrante, escritor, consultor e conselheiro de empresas.
Foi eleito personalidade do ano de 2013 na área de educação em Minas Gerais, agraciado com a Medalha de Honra da Inconfidência Mineira e também com a Medalha Honra ao Mérito do Conselho Federal de Administração.
Seu mais recente livro "Fazendo a Inovação Acontecer: um guia prático para você liderar o crescimento sustentável da sua organização". É também autor dos livros "Gestão do Conhecimento em Organizações: proposta de mapeamento conceitual integrativo" e "Alair Martins: a posta na confiança e no relacionamento".
É sócio-diretor da sua empresa de Associados, ex-Reitor do Centro Universitário de Belo Horizonte, ex-Presidente da HSM, ex-Partner e Board member do Grupo Anima de Educação e ex-Professor da Fundação Dom Cabral.
Conclui seu Pós-Doutorado na Faculty Of Information Studie da University of Toronto, onde trabalhou com o professor Chun Wei Choo em pesquisas sobre inovação, gestão do conhecimento e criação de contextos capacitantes em organizações do conhecimento.
O artigo resultante dessa pesquisa foi publicado no Jornal of Knowledge Management com o título "Beyond the BA: managing enabling contexts in knowledge organizations".
É Doutor, Mestre e Bacharel pela Universidade Federal de Minas Gerais, além de especialista em negócios Internacionais pelo IEC/PUC-Minas.
Venceu a votação popular promovida pelo The Economist e pela Hult Internetional Business School para a escolha do melhor professor de negócios do mundo no ano de 2012, não tendo sido classificado para a final.
Palestras, conferências e artigos publicados no Brasil, Espanha, França, Inglaterra, Austrália, Tailândia, Chile, África do Sul, Canadá, Estados Unidos, Malta, Irlanda, China e Portugal, dentre outros.
Autor dos Livros:
Gestão do conhecimento em organizações: proposta de mapeamento conceitual integrativo, São Paulo, Alair Martins do Nascimento: a aposta na confirança e no relacionamento. Rio de Janeiro, Elsevier, 2013;
Autor e Co-autor de vários capítulos de livros publicados no Brasil e no Exterior.
Temas de Palestras Online e Presenciais:
- Gestão do Conhecimento
- Fazendo a Inovação funcionar
- Muito além da Gestão do Conhecimento: criando contextos capacitantes em organizações do conhecimento
- Inovação e Competitividade em Cenários Desafiadores
- Educação que Transforma
- Inovação em cenários de coopetição
- Inovação: mudança, valor e crescimento
- Inovação: criando valor e sustentando o crescimento organizacional
- Afinal, o que é mesmo inovação?
- O conhecimento alinhado à Estratégia da Organização
- Gestão da Inovação, Mudança e Crescimento
- Inovação & Crescimento
- Estratégia, gestão e desenvolvimento: a experiência do Grupo Anima de Educação
- Tecnologia e Inovação: reflexos no mundo empresarial
- Educação e Gestão do conhecimento organizacional para resultados
- Inovação e Estratégias de Crescimento
- Fazendo a inovação funcionar
- Liderança Transformadora
- Gestão e Estratégia
- RH Agragando valor ao negócio
- Afinal, o que é Educação Executiva
- Inovação e Gestão Pública: Encontro de Avaliação das Eleições
- Estratégia, Inovação e Trabalho em Equipe
- Afinal, o que é Inovação?
- Desafios da Liderança: Contextos Capacitantes em Organizações do Conhecimento
- Gestão do conhecimento em organizações
- O futuro da Educação em Negócios: o MBA e a Educação Executiva na encruzilhada
- Fazendo a Inovação funcionar
- Gestão do Conhecimento: integrando conhecimento, estratégia e gestão
- Gestão do Conhecimento em Organizações: prática, tendências e rumos
- Gestão, Desenvolvimento e Crescimento
- Inovação Disruptiva para a Sustentabilidade
- Muito Além da Gestão do conhecimento: liderando contextos capacitantes em organizações do conhecimento
- O Canvas do modelo de negócios e a inovação na Educação Superior
- Gestão do Conhecimento: diretrizes para a criação de um sistema de informações gerenciais aplicável às secretarias
- Gestão da Inovação e conhecimento Empresarial
- Gestão do Conhecimento
- Muito além do Ba: gerenciando contextos capacitantes em organizações do conhecimento